Secretários municipais da Grande Florianópolis deram início as discussões visando a criação do Colegiado de Mobilidade Urbana da Região. A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, nesta segunda-feira (16/06), e contou, também, com a participação de prefeitos e vice-prefeitos.
A iniciativa de promover o encontro para a criação do Colegiado foi do secretário de Planejamento da Prefeitura de São José, Bernardo Meyer, que recebeu o apoio da GRANFPOLIS, por intermédio do Setor de Planejamento Urbano, coordenado pela arquiteta e urbanista, Valesca Menezes Marques. A proposta tem por objetivo criar um espaço de colaboração, intercâmbio de informações e experiências, bem como de soluções para problemas comuns da mobilidade urbana da região.
O presidente da Associação e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, e o secretário executivo, Miguel Augusto Faraco, deram as boas vindas aos participantes e destacaram a importância da temática para a região e da troca de experiências entre os 22 municípios.
O evento promoveu, também, importantes discussões a respeito da Mobilidade Urbana regional. O professor Werner Kraus Junior, do Departamento de Automação e Sistemas do Centro Tecnológico da UFSC, foi palestrante e apontou caminhos que considera fundamentais para a solução dos problemas de mobilidade, entre eles, a redistribuição das atividades, com planejamentos com base em visão regional, incentivo.ao transporte coletivo e a implantação de institutos permanentes de planejamento urbano regional.
O professor Werner elogiou o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, de iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da SC Parcerias e apoio técnico e financeiro do BNDES que, segundo ele, está promovendo estudos abrangentes e que servirão de base para as ações conjuntas necessárias.
Após a palestra o tema foi debatido pelo arquiteto e urbanista, Edson Cattoni, pelo coordenador técnico do consórcio que elabora o PLAMUS, Paulo Sérgio Custódio, e pelo coordenador técnico do plano pelo Governo do Estado, Guilherme de Medeiros, com a participação dos secretários municipais. Paulo Sérgio Custódio disse que é preciso repensar a região em termos urbanísticos considerando um planejamento regional fortemente focado na integração entre os municípios que a compõem. Edson Cattoni colocou que o maior desafio é integrar o plano diretor dos municípios ao planejamento de mobilidade.
O secretário de São José, Bernardo Meyer, defendeu a participação e o envolvimento dos gestores de todos os municípios da região no Colegiado de Mobilidade Urbana. “Somente desta forma, pensando a região como um todo, teremos êxito na busca de soluções comuns”, destacou.
Foi definido na reunião para a criação do Colegiado, entre outras questões, a necessidade de participação efetiva dos secretários municipais de planejamento, obras e administração.
De acordo com Valesca Menezes Marques, da GRANFPOLIS, os prefeitos dos 22 municípios serão informados sobre as deliberações para que designem os representantes.
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis
O PLAMUS promove estudos para a melhoria da mobilidade em 13 municípios da Grande Florianópolis. São desenvolvidas diversas pesquisas na região como contagens de tráfego, trânsito de cargas e de transporte coletivo. Segundo Guilherme de Medeiros, a metade do projeto já foi desenvolvida. “A primeira etapa realizada durante o veraneio, mapeou os deslocamentos dos frequentadores das praias. A segunda etapa, refere-se às pesquisas domiciliares que levantam problemas locais e propostas de estudos. Entre os meses de agosto e setembro de 2014 será iniciada a modelagem dos dados e, na sequência, serão sugeridas soluções para a mobilidade urbana da região”, explicou. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.plamus.com.br.