Uma comitiva formada por 76 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários e técnicos municipais da região da Grande Florianópolis participam de 12 a 15 deste mês da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Como já é tradicional, a região terá a maior representação do estado no evento, liderada pelo presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, e pelo secretário executivo, Miguel Augusto Faraco. Nos anos anteriores a região marcou presença nas marchas sempre com a maior comitiva do Estado que, proporcionalmente, é a unidade da Federação com maior número de inscritos.
A GRANFPOLIS adere à luta pelo fortalecimento dos municípios que sofrem com a transferência de responsabilidades nas mais diversas áreas e, por consequência, com o desequilíbrio financeiro. Diante desta situação, os 22 municípios que compõem a Associação apoiam as reivindicações aos governos estadual e federal, e aos Poderes Legislativo e Judiciário, contidas na Carta Municipalista Catarinense elaborada durante a II Mobilização Estadual de Prefeitos, em fevereiro deste ano, promovida pela Federação Catarinense de Municípios.
Entre as principais propostas da Carta está a unificação dos projetos de emenda constitucional que tratam da partilha das receitas tributárias, chegando a uma reforma constitucional que reequilibre o modelo federativo – 45% da arrecadação nacional para a União, 25% para os estados e 30% para os municípios. Atualmente os municípios recebem apenas 17%, os estados 23% e a União fica com 60% da arrecadação.
Os prefeitos catarinenses defendem, ainda, revisões e ações imediatas nas políticas para as áreas da saúde, educação, meio ambiente e saneamento, infraestrutura, entre outras.
Além das pautas municipalistas, gestores de todo o país estarão em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil onde acontece a Marcha, para uma análise da conjuntura eleitoral. Pré-candidatos à presidência da República estão confirmando presença para encontros com os prefeitos, bem como a presidente Dilma Roussef, que deverá participar da abertura do evento.