Dayane Nunes
Assessoria de Comunicação
A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis completa nesta quinta-feira (26), quatro décadas de atuação em prol do desenvolvimento integrado dos 22 municípios da região. A passagem dos 40 anos será comemorada no mês de abril, quando a diretoria executiva coordenada pelo presidente da Granfpolis, Ernei Stähelin, prefeito de São Pedro de Alcântara, fará o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Associação, no bairro Capoeiras, em Florianópolis.
Segundo o presidente da Associação, Ernei Stähelin, a construção da nova sede da Granfpolis representa um marco na história da entidade, uma vez que simboliza a importância da Associação para os prefeitos e o fortalecimento da entidade. A sede atual, adquirida em 1983 na gestão do prefeito da Capital, Francisco de Assis Cordeiro, já não atende mais a demanda das prefeituras da região.
"Quando o prefeito de Florianópolis, Acácio Garibaldi São Thiago fundou a Associação deu início a um modelo de gestão pública de parceria e integração entre os prefeitos e incentivou o planejamento conjunto da região. Esse modelo é seguido até hoje, pela atual diretoria", disse.
Na história do Movimento Municipalista Catarinense, a Granfpolis foi a sétima associação de municípios a ser instituída no Estado. Sua criação iniciou em 16 de outubro de 1968, com a assinatura da "Declaração de Florianópolis", mas sua fundação oficial aconteceu com a realização da primeira assembleia de prefeitos em 26 de março de 1969.
No âmbito da articulação política, a Granfpolis é referência no apoio ao Movimento Municipalista, coordenado pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. Segundo o secretário executivo da Associação, Miguel Faraco, que há 35 anos atua na entidade, a Granfpolis destaca-se com uma das maiores comitivas de prefeitos em reuniões, marchas e mobilizações nos âmbitos estadual e nacional.
Na área técnica, destaque para as assessorias de engenharia e arquitetura, financeira e contábil, educação, saúde, jurídica e movimento econômico que orientam no dia a dia os agentes políticos e servidores públicos para a boa gestão pública.
Nos últimos anos, a Granfpolis concentrou suas atividades e esforços na elaboração dos planos diretores de 13 municípios da região e apoiou e orientou os demais 9 municípios na busca de recursos para subsidiar os planos junto à Codesc e ao DNIT.
O setor da Associação que tem a maior demanda das prefeituras é o de engenharia, arquitetura e agrimensura, responsável pela elaboração de projetos de pavimentação de ruas e construções de praças, escolas, ginásio de esportes, entre outros. Em 2008, foram desenvolvidos 382 projetos para os 22 municípios.