Dayane Nunes
Os prefeitos e presidentes de câmaras municipais da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis reúnem-se nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, em assembléia geral ordinária da Associação, em Rancho Queimado. A abertura da reunião será realizada pelo presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, prefeito de Angelina e pelo prefeito de Rancho Queimado, Josenir Schiller.
No encontro, o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Roberto Carlos Ceratto, juntamente com os seus técnicos vão esclarecer as dúvidas dos prefeitos em relação aos programas e projetos da CEF voltados à administração pública, especialmente,aqueles de maior interesse das administrações municipais nas áreas de educação, turismo e saúde; distribuição de serviços ao cidadão e programas de habitação.
Segundo o secretário executivo da Associação, Miguel Faraco, o tema entrou na pauta da reunião, visto que os prefeitos enfrentam dificuldades na aprovação de projetos e na liberação de recursos tanto de emendas parlamentares, quanto no Orçamento Geral da União. Faraco destaca que os prefeitos alegam que não existe um termo de referência para estabelecer uma coerência e padronização na análise dos projetos pelos responsáveis da Caixa nas diversas regiões do Estado o que acaba atrasando a liberação de recursos. "Este encontro é fundamental para que a CEF conheça as dificuldades dos prefeitos e possa melhorar o relacionamento com as administrações municipais", disse.
Os projetos e ações da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), também estão na pauta da assembléia. O diretor executivo da Federação, Celso Vedana, apresentará o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC). Trata-se de um diário municipal eletrônico, onde a prefeitura pode publicar seus atos oficiais na internet, no portal http://www.diariomunicipal.sc.gov.br/. Segundo Vedana, o município ao adotar o DOM/SC como órgão oficial de divulgação estará promovendo a universalização das informações, implementando o governo eletrônico e possibilitando ao cidadão, de sua própria casa, trabalho e escola, ter acesso às publicações doa atos oficiais.
Segundo o presidente da Granfpolis, Sérgio Murilo Costa, a Associação realiza constantemente reuniões com os prefeitos e presidentes de câmaras, a fim de orientá-los na gestão administrativa. "É uma oportunidade para relatar as dificuldades e apresentar as iniciativas bem sucedidas que são desenvolvidas nos municípios", disse.