Quatro municípios da região da GRANFPOLIS vão receber apoio das universidades do Estado para elaborar e revisar os seus Planos Diretores Participativos (PDP). O governo investirá R$ 2 milhões para universidades apoiarem 49 municípios, distribuídos em 18 estados. Em Santa Catarina, pertencente à associação serão beneficiados: Alfredo Wagner, Anitápolis, Santa Amaro da Imperatriz e São Bonifácio.
Os recursos serão destinados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O cálculo de quanto cada projeto irá receber é baseado no número de habitantes dos municípios.
As universidades terão que fortalecer a participação popular no planejamento, concepção, elaboração, execução, acompanhamento e avaliação dos Planos Diretores, desenvolvendo as ações em parceria com as prefeituras municipais.
As instituições foram escolhidas por meio de seleção pública de projetos, resultado de parceria entre os ministérios das Cidades e da Ciência e Tecnologia, por meio da Cnpq.
PDP
Os municípios com mais de 20 mil habitantes; os que fazem parte de regiões metropolitanas; os turísticos e os que vão receber obras de impacto ambiental têm até outubro deste ano para elaborar o PDP.
UFSC
Alfredo Wagner, Anitápolis
Univali
Santa Amaro da Imperatriz