Técnicos da Granfpolis participaram nos dias 16 e 17 de fevereiro, do Treinamento para Captação de Recursos, evento promovido pela FECAM, que discutiu os tipos de recursos disponíveis, pelo governo federal e estadual, destinados a financiar ações municipais. O curso aconteceu no auditório do Hotel Cecomtur em Florianópolis.
A arquiteta e urbanista, Valesca Menezes Marques e a assistente social, Kelly Cristina, representaram a associação no curso que reuniu cerca de 40 técnicos e secretários executivos das Associações de Municípios. No curso, as técnicas conheceram os tipos de recursos disponíveis nos ministérios, como exemplo, recursos a fundo perdido, linhas de crédito com juros subsidiados e incentivos fiscais. O tema foi abordado pela palestrante Dóris Couto. Ela explicou, como exemplo, a linha de crédito com juros subsidiados que é disponibilizado pelo Ministério das Cidades para financiar projetos de saneamento básico.
Em seguida, falou sobre os mecanismos de apresentação de projetos em cada um dos ministérios. Segundo a palestrante, os municípios devem integrar diferentes áreas ao elaborar os projetos e simultaneamente, devem atender os roteiros específicos que mudam de Ministério para Ministério, no caso do Governo Federal, embora todos acatem os preceitos legais da Instrução Normativa 01/97 – do Tesouro Nacional.
A palestrante também solicitou as Associações de Municípios que mantenham um banco de fornecedores de materiais e serviços para agilizar a elaboração dos projetos no tempo previsto.
“Bons projetos, com adequada elaboração, com a documentação necessária anexada, somado a pressão política tem se mostrado um caminho eficaz para aumentar o poder de concretização de ações de Estados e Municípios”, diz Dóris.
Fonte: Assessoria de Imprensa da GRANFPOLIS