You are currently viewing Lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional e apresentação da Camerata Florianópolis marcam as comemorações dos 55 anos da Granfpolis

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional e apresentação da Camerata Florianópolis marcam as comemorações dos 55 anos da Granfpolis

A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), recebeu nesta segunda-feira, 25, autoridades nacionais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, gestores municipais, primeiras-damas, entre outras lideranças regionais dos 22 municípios associados, para a solenidade em comemoração aos 55 anos da entidade.

Na mesa de autoridades estiveram o deputado federal Darci de Matos; dos deputados estaduais Carlos Humberto, líder do governo na Assembleia Legislativa, e Camilo Martins; presidente do Badesc, Ary Rabaioli; do prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto; das prefeitas Solange Back, de Anitápolis, e Cleci Veronezi, de Rancho Queimado, representando os demais prefeitos presentes, e do consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Hugo Lembeck.

O prefeito de Canelinha e presidente da Granfpolis, Diogo Alves Maciel, fez o lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional estruturado sobre os eixos da agricultura, turismo e meio ambiente, tendo como parceiros entidades estaduais e federais, tais como: Epagri, Senar e Sebrae e, da sociedade civil organizada. “O principal objetivo do Plano é o de fortalecer a economia local, com o desenvolvimento social, e promover os atrativos turísticos da região de forma sustentável”, detalhou.

Diogo Maciel também destacou o trabalho desenvolvido pela entidade no apoio, capacitação e assessoramento aos gestores públicos. ”Por meio das 12 assessorias técnicas altamente qualificadas e sua representação político institucional, a Granfpolis desempenha papel primordial no fortalecimento dos municípios associados”, disse. Após a homenagem a todos os colaboradores da entidade, o presidente anunciou a edição da Resolução 003/2024, que denominando a Sala da Diretoria Executiva, Sala Miguel Augusto Forbeck Faraco em homenagem ao colaborador que por mais de 4 décadas ocupou o cargo de diretor executivo e muito contribuiu com o movimento municipalista regional, estadual e nacional. A resolução foi assinada por todos os prefeitos(as) presentes.

A Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Carlos Humberto, aprovou Moção de Aplauso em homenagem à entidade. A placa alusiva foi entregue ao prefeito Diogo Maciel pelos deputados Carlos Humberto e Camilo Martins.

No encerramento do evento houve a apresentação do Octeto de Cordas e do Trio Popular da Camerata de Florianópolis com “Tributo à Música Popular Brasileira”. A apresentação foi viabilizada por meio de convênio do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com a Camerata.

A Granfpolis

Na década de 60, visionários preocupavam-se com o futuro da região. Em 1968, prefeitos liderados por Acácio Garibaldi São Thiago, prefeito da Capital, assinaram a Declaração de Florianópolis, formalizando o objetivo de constituir a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.


Como consequência da Declaração, em 26 de março de 1969 nascia a Granfpolis que hoje congrega 22 municípios: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Sto. Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.


Com equipe altamente qualificada, a entidade atende demandas e capacita os gestores por meio de 12 assessorias técnicas nas áreas administrativa, financeira, de políticas públicas, educação, saúde pública, engenharia, arquitetura, infraestrutura, jurídica, contábil, planejamento urbano, projetos especiais, captação de recursos, turismo e comunicação.

Galeria de Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1JnsAUnR6Vnzwankrbv-MQuArAih2YSyO?usp=sharing