You are currently viewing Granfpolis realiza 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Granfpolis realiza 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Com o tema central “o cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), realizou a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No âmbito nacional a conferência volta a ser realizada após sete anos. Após as etapas municipais, estão previstas entre fevereiro e abril do próximo ano a realização das conferências estaduais e do Distrito Federal; até 20 de maio o recebimento de todas as propostas das conferências estaduais e do Distrito Federal pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiência (Conade) e, em julho, a V Conferência Nacional.

O prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, vice-presidente da Granfpolis, enalteceu a importância dos debates em conferência, também como forma de esclarecer dados relevantes sobre a questão da deficiência no Brasil e propor ações de inclusão.

Também estiveram na mesa de abertura dos trabalhos, Jeane Rauh Probst Leite, presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial; Elton Gandini, assessor de Saúde e representante da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios Catarinenses (Fecam); Paulo Sérgio Suldóvski, consultor em Inclusão e Acessibilidade da Fecam e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), e Antônio Ferreira, coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiência, do Ministério de Direitos Humanos.

Antônio Ferreira reforça a necessidade de mudarmos a compreensão dos gestores acerca destas políticas que acolhem as pessoas com deficiência. “Quando a ação alcança a pessoa com deficiência ela alcança todas as pessoas, pela garantia de direitos”, destaca.

No período da tarde foi a vez das oficinas por eixos. O eixo 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; IV – Cidadania e Acessibilidade; e V – Os desafios para a comunicação universal.

Após as discussões os coordenadores dos grupos apresentaram propostas, houve votação das propostas e eleição dos delegados por municípios para a conferência estadual.

Mesmo com a chuva na região que acabou prejudicando a participação de muitos gestores, Vânia Guareski Souto, assessora de Políticas Públicas da Granfpolis, considerou a 1ª Conferência Regional como muito proveitosa. “O processo conferencial é de extrema importância na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater às desigualdades e a todos os tipos de discriminação”, enaltece.

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/18Xjf9AN3LSQa8u65c7zuZV8bYYnEzI4B