Nesta terça-feira, 28, a Assessoria de Políticas Públicas da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), reuniu gestores municipais de Assistência Social dos 22 municípios associados para a primeira capacitação do ano. O evento marcou também o início das atividades da Escola de Gestão da Granfpolis, uma iniciativa criada em 2023 pelos prefeitos da região para qualificar a gestão pública municipal por meio de capacitações estratégicas.
Com parcerias que vêm se fortalecendo, a Granfpolis projeta um impacto significativo no aprimoramento das administrações municipais. Durante a abertura do evento, o diretor executivo da entidade, Marius Bagnati, ressaltou a relevância da assistência social no contexto nacional e internacional, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficientes e eficazes para enfrentar os desafios crescentes dessa área.
“Nosso papel é contribuir para que os gestores municipais tenham suporte técnico e informações sólidas para embasar soluções eficazes para problemas comuns”, destacou Marius, que também pediu a colaboração dos gestores na disponibilização de dados essenciais para embasar discussões e ações.
Um dado relevante apresentado no encontro revelou que, dos 22 municípios da região da Grande Florianópolis, 17 tiveram novos secretários assumindo as pastas de Assistência Social, enquanto apenas 5 municípios mantiveram os gestores anteriores.
A secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Luciane dos Passos, reforçou a importância de iniciativas como a capacitação promovida pela Granfpolis. “Capacitações sistemáticas são fundamentais, especialmente neste momento de transição em que novos gestores estão assumindo suas funções”, afirmou Luciane. Ela destacou ainda o papel do Estado no apoio técnico e financeiro às ações locais, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Janice Merigo, supervisora de Políticas Públicas da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), também enfatizou a relevância de capacitar os gestores. “Os gestores precisam estar familiarizados com os sistemas e recursos disponíveis nos âmbitos federal e estadual, além de compreender profundamente a política pública que estão implementando”, pontuou.
A assessora de Políticas Públicas da Granfpolis, Vânia Guareski Souto, destacou a chegada dos novos secretários. “Nossa atenção agora é a acolhida. Estamos dando a oportunidade para a troca de experiências e de trabalho coletivo. Mais do que uma capacitação, reforçamos tudo aquilo que a gente já tem de bom e trazemos esses gestores para continuar construindo uma Grande Florianópolis forte, com municípios capacitados, com gestores que participam e inteirados das mudanças”.
Vânia defendeu, ainda, que a assistência social nos municípios tenha estrutura própria, em razão da grande demanda. Dos 6 municípios que ainda estavam com a pasta compartilhada com a saúde, dois já criaram suas secretarias na nova gestão e, ainda, temos quatro municípios com pasta compartilhada. “Com os avanços, acreditamos que os 22 municípios terão suas secretarias próprias, atendendo à lei que estabelece o comando único da política da assistência social”, concluiu. Com eventos como este, a Granfpolis reafirma seu compromisso com a qualificação da gestão pública e com a construção de soluções que impactem positivamente a vida dos cidadãos da Grande Florianópolis.