O Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Granfpolis implantado em 2015, foi pioneiro no país e elevou os índices de educação na região. O ADE da Granfpolis foi destaque no evento “Regime de Colaboração Intermunicipal: por que é preciso potencializar esse mecanismo?”, realizado em Brasília no dia 14 de agosto.
O secretário de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, e a secretária de Educação de Antônio Carlos, Lidiane Ventura, participaram do encontro. Estiveram presentes lideranças de 22 Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) de mais de 12 estados brasileiros e alguns consórcios com Câmara Técnica de Educação, pesquisadores, educadores, representantes do Ministério da Educação (MEC), do Tribunal de Contas da União (TCU), parlamentares, Atricon, Undimes, Instituto Rui Barbosa, Itaú Social, Suzano, ICEP, Roda Educativa, Cidade Escola Aprendiz, diretoria do Instituto e da Positivo Educacional e dos professores Cláudio Moura, Castro Fernando Abrucio e Mozart Neves Ramos.
Mário Fernandes representando o ADE Granfpolis, falou do Arranjo como um mecanismo de apoio na execução das estratégias atreladas às metas do Plano Municipal de Educação (PME). “ O debate foi muito rico e tivemos, ainda, o lançamento do livro “Transição de gestão na Secretaria de Educação – Recomendações para o processo de transição e relatos de experiências de municípios organizados em Cooperação Intermunicipal”, escrito pelo pesquisador em gestão da Educação, Carlos Eduardo Sanches, pelo presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do TCE/CE , Edilberto Carlos Pontes Lima, e pela doutora em Educação e pesquisadora do Instituto Positivo, Maíra Weber”, destaca.