O município de Palhoça foi sede na manhã desta sexta-feira, 29, da última Assembleia Geral da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, entidade que congrega 22 municípios da região. O evento foi realizado no Salão Florença do Centro de Eventos Firenze e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras, gestores e técnicos municipais, e do deputado Camilo Martins.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, deputado Jerry Comper. palestrou sobre o Programa Estrada Boa, lançado há um ano pelo governador Jorginho Mello, e que tem como objetivo transformar as rodovias estaduais de Santa Catarina. Em julho de 2023, apenas 27% das SCs eram avaliadas como ótimas ou boas. Um ano depois, esse índice subiu para 50%.
Na região da Grande Florianópolis, Jerry Comper destacou as obras previstas na SC 401- ligação ao norte da Ilha de Santa Catarina, e na SC 281, ligação entre os municípios São Pedro de Alcântara a Angelina, aguardada há décadas, entre outras obras de construção e manutenção de rodovias.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, anfitrião do evento, falou da alegria em receber os colegas prefeitos e se colocou à disposição para apoiá-los no desenvolvimento de Parcerias Público Privadas, modelo que adotou em seu municípios para melhorar o atendimento da população no fornecimento de água e tratamento sanitário.
Ao final da Assembleia, o prefeito de Leoberto Leal, Vitor Norberto Alves, agradeceu o apoio dos colegas e deixou o cargo de presidente da Granfpolis para dar oportunidade ao colega Omero Prim, prefeito de Águas Mornas, que coordenará a entidade até o final do mandato.
Omero Prim falou das dificuldades enfrentadas pelos prefeitos nos quatro anos de mandato em razão da pandemia, das enchentes e da questão da segurança nas escolas, devido aos fatos ocorridos nos municípios de Saudades e Blumenau.
Para Omero, é uma satisfação muito grande assumir como presidente da Granfpolis, uma forte Associação que reúne 22 municípios, e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por prefeitos anteriores. “Vamos dar continuidade a este trabalho pela entidade e pelo desenvolvimento regional”, afirma.
A reunião também foi de prestação de contas das atividades desenvolvidas pela própria Associação em 3 eixos: agricultura, meio ambiente e turismo. No turismo, foi lançado oficialmente o site www.turismo.granfpolis.org.br com importantes informações sobre os municípios, as colonizações, atrativos e produtos turísticos e, ainda, o vídeo institucional que destaca as belezas da região, com narração de Mário Motta.
O diretor executivo da Granfpolis, Marius Bagnati, informou, ainda, que um projeto desenvolvido junto ao Sebrae foi protocolado nesta semana no Ministério do Turismo para a criação de um Plano Integrado e Regional de Turismo. A expectativa, disse, é que o mesmo seja aprovado em 2025.
Consórcios
Os dois consórcios da Granfpolis também realizaram suas assembleias. Com a coordenação da diretora executiva, Luiza Comin, o Consórcio Multifinalitário (CIM), teve aprovado seu orçamento para 2025, com destaque dos recursos de emendas parlamentares para a implementação de obras.
Com a aprovação dos prefeitos e prefeitas, o Consórcio de Saúde (CIS) passa a ser Consórcio Interfederativo, o que permitirá aporte financeiro de rateio por parte do Estado. A diretora executiva, Teresinha Niehues, apresentou os números do CIS e deu detalhes sobre a mudança que, segundo ela, vai permitir melhorias e ampliações nos atendimentos que os municípios consorciados prestam aos munícipes.