A gestão ambiental enfrenta desafios complexos e interconectados que transcendem as fronteiras políticas e administrativas. Pensando na importância de uma abordagem regional, além dos limites locais na preservação e manejo sustentável dos recursos naturais, o presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Diogo Alves Maciel, prefeito de Canelinha, promoveu a criação do Colegiado de Meio Ambiente da Granfpolis – Colema, que tem como objetivo discutir, planejar e propor políticas públicas e ações em nível local e regional para o desenvolvimento sustentável.
O grupo formado por representantes dos municípios vem realizando as primeiras reuniões com o objetivo de estabelecer regimento, metas, planejamento anual e coordenação.
Na quarta-feira, 24, o Colema escolheu a mesa coordenadora que ficou assim constituída: coordenador – Amauri Cardoso, superintendente do IMAG de Garopaba; vice-coordenador – Edgar Maciel, Alfredo Wagner; 1ª secretária – Bruna Lohn da Rocha, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de São Pedro de Alcântara; 2º secretário – Rodrigo Menezes Wheeler, diretor de Meio Ambiente de Paulo Lopes.
A consultora Daniela Otto, da Assessoria de Planejamento Urbano da Granfpolis, que presta apoio ao Colema, apresentou o diagnóstico sobre as principais questões que estão sendo respondidas pelos 22 municípios da região, tais como a existência ou não de legislação ambiental municipal e órgão responsável; fiscalização; equipe técnica; conselho municipal de meio ambiente ativo; licenciamentos ambientais, entre outras.
Na reunião, também foram destacadas as principais demandas e dificuldades detectadas. Entre elas, Daniela citou os licenciamentos para construção civil, pareceres sobre APPs, supressão vegetal e demandas junto ao Ministério Público de Santa Catarina, entre outras.
Já estão sendo programadas capacitações aos técnicos municipais de acordo com as demandas levantadas e, em agosto, a participação no Seminário Regional de Meio Ambiente.