O Colegiado de Defesa Civil da Granfpolis está em busca de respostas sobre o repasse de R$5 milhões da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, anunciado em julho deste ano e que irão ser aplicados na aquisição de veículos para os 22 municípios da região.
Na reunião do Colegiado desta quarta-feira, 4, foi informado que estes recursos não teriam sido repassados oficialmente pelo Parlamento. Em busca de respostas, o Grupo vai agendar audiência na Alesc com deputados estaduais.
Ainda na reunião do Colegiado, os representantes dos municípios se mostraram interessados em participar do Projeto GEDCLIMA, do Ministério Público de Santa Catarina. Estudos sobre o plano de fiscalização das áreas de risco, que é um dos requisitos para participar da seleção, serão feitos, possibilitando aos municípios se candidatarem no projeto. O GEDCLIMA, do MPSC, vai selecionar 50 dos 295 municípios catarinenses para receber kits de Defesa Civil (automóvel 4×4, computador, impressora, radiocomunicadores, refrigerador, celular, pluviômetro automático, equipamentos de proteção individual, central telefônica e telefone fixo). Para terem acesso a esse projeto, os municípios precisam atender uma série de critérios, dentre eles, o plano de fiscalização periódica e o plano de contingência de Proteção e Defesa Civil com revisão efetuada nos últimos três anos.