Os consórcios intermunicipais de saúde têm se difundido amplamente no Brasil como uma alternativa para a gestão compartilhada e regionalizada da saúde, aumentando o acesso e gerando economia aos municípios.
Em outubro de 2023 passou a operar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Grande Florianópolis (CIS-Granfpolis), do qual participam 20 municípios da região. Até julho deste ano foram realizados 7339 procedimentos, tais como: consultas especializadas, exames e cirurgias de média complexidade, nas 17 clínicas credenciadas até o momento. Mais 5 estão em processo de credenciamento.
Nos 9 meses de operação, o Consórcio proporcionou uma economia aos municípios de R$ 352 mil. Além da questão econômica, o CIS reduz as atribuições das comissões de licitações das prefeituras, dando mais agilidade aos processos.
Para garantir o encaminhamento correto das demandas dos municípios consorciados, prestadoras de serviço e técnicos dos municípios têm participado de treinamentos. Até o momento 33 encontros foram realizados capacitando 236 pessoas, com o objetivo de apresentar a utilização correta do sistema utilizado pelo CIS.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde é presidido pelo prefeito de Leoberto Leal, atual presidente da Granfpolis, Vitor Norberto Alves. A diretora executiva, Teresinha Niehues, destaca que a meta da diretoria é realizar os processos de licitação para aquisição de medicamentos e materiais em geral utilizados pelas redes municipais de saúde. O CIS realizando estes processos, segundo ela, será possível gerar ainda mais economia aos municípios.