A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), voltou a reunir representantes das entidades parceiras para definir as próximas ações com o objetivo de apoiar e valorizar os produtores rurais da região, composta por 22 municípios. São parceiros da Granfpolis neste projeto: FloriAmanhã, Senar, Epagri, Senac, UFSC e IGR.
Na reunião realizada na segunda-feira, 19, ficou acordada a realização no dia 23 de outubro, na sede do Senac em Florianópolis, uma Sessão de Negócios. A Cooperativa da Agricultura Orgânica e Familiar Recanto da Natureza – COOPAFREN, de Santo Amaro da Imperatriz, e a Cooperativa Sabor da Terra – COSAT, de Biguaçu, irão promover a aproximação de produtores que terão a oportunidade de falar sobre a qualidade de suas produções, com representantes do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e de associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes -ABRASEL. A Sessão de Negócios visa ampliar renda aos produtores e reduzir custos aos consumidores.
A economia da região da Grande Florianópolis é baseada em grande parte na Agricultura e Agronegócio de pequenas propriedades. “O projeto que estamos desenvolvendo tem por objetivo o fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, das condições econômicas e sociais da região”, destaca Marius Bagnati, diretor executivo da Granfpolis.
O programa é desenvolvido em 3 eixos:
1- Apoio técnico ao produtor rural, direto na propriedade, com o objetivo de qualificar a produção, agregar valor e ampliar a produção;
2- Fortalecimento do Turismo Rural, ampliando as possibilidades de receita ao produtor;
3- Aproximação de produtores e consumidores com a utilização de plataforma de comercialização online.
Também ficou acordado no encontro, a ampliação do modelo de trabalho conjunto, antes previsto para Biguaçu, também para Santo Amaro da Imperatriz, visando aproximar produtores e consumidores.
Marius explica que a política de apoio aos produtores rurais vinha sendo aplicada pelo Consórcio Multifinalitário e sua continuidade foi garantida pela atual gestão da Granfpolis, na presidência do prefeito de Leoberto Leal, Vitor Norberto Alves.