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Municípios dispõem de importantes diagnósticos e propostas para a qualidade da educação infantil na região da Granfpolis

A educação infantil e a alfabetização na região da Grande Florianópolis passam por acompanhamentos e estudos para que novas estratégias sejam desenvolvidas com o objetivo de melhorar os índices de rendimento dos alunos das redes municipais. A Associação dos Municípios da Região desde 2015 quando implantou o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), tem investido em parcerias estratégicas  com os Institutos Positivo e Ayrton Senna. Desde 2022 com o Instituto Fefig, a entidade vem dando continuidade a diversos  programas. Neste ano, o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES) passou a integrar o trabalho.

Com as ferramentas e sistema para acompanhamentos, o Programa da Gestão da Alfabetização, além do acompanhamento mensal nos municípios, desenvolve, ainda, projeto piloto em São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Anitápolis e São João Batista, com foco na educação especial, voltada aos alunos com desenvolvimento atípico.

No Programa Gestão da Alfabetização os alunos do 2º ano do ensino fundamental, que fazem parte do ciclo de alfabetização de acordo a Base Nacional Comum Curricular

(BNCC), 81% dos alunos foram alfabetizados em língua portuguesa e 79% em matemática. Entre os alunos do 1º ao 5º ano 84% foram alfabetizados em língua portuguesa e 82% em matemática. Está sendo feita a análise destes percentuais com o objetivo de definir estratégias para ampliar estes índices.

No Programa de Aprimoramento da Educação Infantil, na 1ª etapa, houve a formação e o treinamento dos observadores para a Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância (EAPI). O módulo trata da avaliação da qualidade de ambientes e experiências ofertados e vivenciados pelas crianças da educação infantil. O espelho das observações será entregue a cada município.

Em reunião online do diretor executivo da Granfpolis, Marius Bagnati e da assessora de Educação, Bianca Silveira, com o superintendente do Fefig, Bartholomeu Silva, e da agente técnica do Instituto, Risália Calazans, ficou acertado que no próximo mês de agosto, o Comitê formado pelos secretários municipais de Educação e suas equipes receberá as informações sobre estas avaliações. No dia 21, em Rancho Queimado, serão reunidos os gestores do município e de Águas Mornas, Anitápolis, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e Leoberto Leal. No dia 22, em Florianópolis, na sede da Granfpolis, será a vez dos secretários e equipes dos municípios de Antônio Carlos, Paulo Lopes, Garopaba, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Nova Trento e Palhoça.

Todos os diagnósticos e planos de ação serão disponibilizados aos municípios e apresentados em novembro aos prefeitos eleitos e reeleitos. Na alfabetização, a meta proposta pela Granfpolis toma como base os índices de países referências em educação, como Canadá e Austrália, que apresentam percentuais acima de 99%.