You are currently viewing Granfpolis é referência na preparação para as Conferências Municipais das Cidades

Granfpolis é referência na preparação para as Conferências Municipais das Cidades

A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis reuniu gestores, técnicos municipais, conselheiros do Conselho Municipal da Cidade e de Desenvolvimento Urbano e similares, além de representantes de segmentos da sociedade, com o objetivo de capacitá-los para a realização das Conferências Municipais das Cidades. 

O encontro organizado pelas assessorias de Planejamento Urbano e de Políticas Públicas da Granfpolis, contou com o apoio de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Segundo a arquiteta e urbanista Daniela Otto, da Assessoria de Planejamento Urbano, alguns municípios da região estão revisando seu plano diretor e se movimentando na parte urbana. No entanto, destaca, muitos municípios estão há tempos sem pensar no planejamento urbano, na política de planejamento. “A última conferência das cidades foi há 10 anos. Os municípios precisam se preparar para realizar suas conferências e investir mais nas cidades que têm e nas cidades que querem ter”, reforça.

Na mensagem de boas vindas aos participantes, o diretor executivo da Granfpolis, Marius Bagnati, falou da importância do evento para capacitar os gestores e para o debate de relevantes temas e problemas como a questão de saneamento urbano, mobilidade urbana, entre outros.

Luis Felipe Braga Kronbauer, diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial da Secretaria de Estado de Planejamento(Seplan), representou o Governo do Estado e destacou que o evento da Granfpolis embasa outros encontros regionais também com o objetivo de preparar os servidores para a realização das conferências municipais, quando serão escolhidos delegados. A etapa estadual está marcada para os dias 4, 5 e 6 de setembro, quando serão discutidas às propostas a nível estadual e eleitos os delegados à conferência nacional.

A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades agendada para novembro,  em Brasília, faz parte do processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana, saneamento básico e transição climática, em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades.

O encontro contou com painéis sobre as cidades que temos e queremos, a participação democrática, e sobre o tema principal  da Conferência Nacional “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, além dos passos para realização das Conferências Municipais e a apresentação da SEPLAN-SC sobre o andamento da Comissão Estadual. Após os painéis, os participantes foram divididos em grupos para debates sobre os 3 eixos da conferência, trabalhando as cidades que temos e queremos, ponto importante para que os gestores desenvolvam em seus municípios discussões com a sociedade quanto às prioridades e as propostas em cada eixo. Ao final foram apresentados os resultados das discussões de cada grupo, destacando também as formas de trabalho e fechando o encontro com o debate de dúvidas sobre as Conferências Municipais das Cidades.

Participantes, painelistas e as assessoras da Granfpolis avaliaram como muito positivo o Encontro Preparatório.

O encontro foi planejado em formato presencial, mas foi aberto também em formato presencial para participação dos municípios do interior do Estado, o resultado foi a participação 75 gestores no formato presencial e 50 online.

Fotos do Evento: https://drive.google.com/drive/u/7/folders/1xMB3ZOpQVpfuCpWQBYnxQ33O-aX_XSzp