You are currently viewing Comitiva alemã de Böhlen visita Granfpolis e região

Comitiva alemã de Böhlen visita Granfpolis e região

Historiadores, genealogistas, vereadora, prefeitos, entre outras autoridades, da cidade de Böhlen (Alemanha), estiveram na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis nesta quarta-feira (16). O grupo também esteve no último final de semana, nas comunidades de Segunda Linha (Águas Mornas) e Rio Forquilhas (São Pedro de Alcântara), em contato com a população local, grande parte descendentes alemãs. O vice-presidente da Granfpolis e prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos da Silva, e o diretor Executivo, Ernei Stählein , recepcionaram a comitiva.

As visitas fazem parte de um resgate a história dos Kaffeepflücker (colhedores de café),  um grupo de 154 pessoas que em 1852 foram expulsos de suas terras e de sua cidade Böhlem, distrito de Ilm, próximo a Erfurt, capital da Thuringia.

Estas pessoas foram encaminhadas ao Brasil para trabalhar em três fazendas de café na região de Valência no Rio de Janeiro e escravizados durante oito anos. Pela intervenção do embaixador da Suiça à época junto ao Imperador Dom João VI estas famílias foram transferidas para o Sul.

Em Santa Catarina vieram para a Colônia Santa Izabel,  hoje Municípios de Águas Mornas, Angelina, Rancho Queimado e São Pedro de Alcantara.  

Em 2015 a região recebeu a visita de dois historiadores da região de Böhlen que em 2019 retornaram trazendo uma Carta de Pedido de Perdão aos prefeitos destes municípios da Grande Florianópolis, assinada pelo  prefeito de Grossbreiten Barch, Peter Grimm, e pelo pastor Glemz.

Fazem parte da comitiva alemã as seguintes autoridades:

– Prefeito da Landgemeinde Stadt Großbreitenbach, Sr. Peter Grimm;

– Prefeito local de Böhlen, Sr. Marco Grundler;

– Vereadora, cronista local e genealogista de Böhlen, Sra. Kathleen Grossmann;

– Documentarista da Câmara Municipal de Großbreitenbach, Sr. Markus Hoffmann

– Diretor e documentarista, Sr. Gerald Backhaus, Berlim;

– Cinegrafista, Sr. Sven Klöper, Berlim;

– Cronista local, Sr. Hans-Günter Schneider, Blauer Anker e. V. Böhlen;

– Cronista local, genealogista e museólogo, Sr. Dieter Lange/Schanz, Blauer Anker e. V. e Vielfensterhaus Verein Böhlen.