Anitápolis, Alfredo Wagner e Rancho Queimado estão entre os municípios catarinenses que fazem parte do recém-criado Roteiro Turístico Caminhos da Neve. Além deles fazem parte: Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema e do Rio Grande do Sul os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria, no Estado do Rio Grande do Sul.
A lei foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, no último dia 18 de maio. A rota, que agora pode receber apoio direto de programas federais voltados à regionalização turística, estimula o turismo em 12 cidades catarinenses e 10 gaúchas, tendo a rodovia BR-438, com 161 quilômetros, como eixo central.
O roteiro Caminhos da Neve é baseado na incidência de neve no inverno e, também, no ecoturismo. A Lei 14.587 determina que a estruturação, gestão e promoção dos atrativos turísticos da região receberão apoio dos programas oficiais de turismo.
Proveniente do projeto de lei (PL) 1.931/2019, a criação do rota Caminhos da Neve foi aprovada em abril pelo Senado, e teve como relatora a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).