Investimentos em prevenção e por seguranças não armados nas escolas foram algumas das deliberações no encontro
Nesta quarta-feira (19), prefeitos e gestores das áreas de Educação, Segurança, Assistência Social, entre outras, da região da Grande Florianópolis, estiveram reunidos para tratar de segurança das comunidades escolares. As principais conclusões do encontro foram sobre a necessidade de investimentos em prevenção na comunidade escolar e de criação de espaço permanente para debater o assunto. Na próxima Assembleia da Granfpolis, dia 28 deste mês, os prefeitos irão deliberar sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública. Outro ponto defendido, foi para que os municípios contratem seguranças sem armas para os ambientes escolares.
A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), congrega 22 municípios e do encontro de hoje participaram os seguintes prefeitos: Solange Back, de Anitápolis; Geraldo Pauli, Antônio Carlos; Omero Prim, Águas Mornas; Salmir da Silva, Biguaçu; Diego Maciel, Canelinha; Marcos da Silva, Governador Celso Ramos; Tiago Dalsasso, Nova Trento, Laurino Peters, São Bonifácio; Charles da Cunha, São Pedro de Alcântara; Eloi Rocha, Tijucas, e Nadir Rodrigues, de Paulo Lopes, presidente da entidade.
Os prefeitos relataram o que cada administração está investindo para a segurança nas escolas e sobre a preocupação quanto aos investimentos emergenciais que vem sendo feitos.
O coronel Araújo Gomes, secretário de Segurança de Florianópolis, especialista na área, e Kleber de Moura, coordenador de Defesa Civil de São João Batista, falaram sobre prevenção e enfrentamentos conforme protocolos de segurança.
O presidente da Granfpolis, o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Rodrigues, determinou a elaboração de nota técnica da entidade a ser encaminhada a todos os municípios com as principais deliberações da reunião. Para ele, “o momento é de união para garantirmos em nossos municípios ambientes escolares saudáveis e acolhedores, com prevenção, integração e com estímulo a cultura de paz”, ressaltou. Rodrigues defendeu que os municípios da região tenham decisões uniformes e de consenso.
* Imagens do encontro em https://drive.google.com/drive/folders/1gEoY9nUdOqMWsg7hrINxnSrwisc1QWEB