Por meio do Consórcio Intermunicipal da Granfpolis, os municípios da região estão tendo a oportunidade de aumentar a geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos de origem animal e derivados como leite e mel. Trata-se do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que garante a qualidade necessária e exigida pelas entidades sanitárias e facilita a comercialização destes produtos, inclusive para outros municípios.
Após o diagnóstico dos municípios consorciados e capacitação dos técnicos e secretários municipais de agricultura, realizado pela empresa Lex Experts Soluções em Alimentos, foram iniciadas as vistorias aos pequenos produtores e orientando quanto à capacitação. As médicas veterinárias Mariah Bessa Haberbeck e Nathalia Torres Grams também orientam os municípios quanto à estruturação interna para atendimento ao SIM e contam com apoio de técnicos da Epagri e Cidasc.
Os municípios que desejam implantar o Serviço recebem também as orientações necessárias à elaboração da Lei para criação do SIM a ser apreciada pelos legislativos e do decreto municipal a ser editado pelo prefeito. O SIM fica vinculado à pasta da Agricultura do município.
Nestes dois primeiros meses do trabalho, 5 dos 19 municípios que integram o Consórcio já foram visitados. O diretor Executivo do Consórcio, Marius Bagnatti, explica que todo o processo em desenvolvimento irá garantir as necessárias adequações dos produtores e dos municípios, tais como padronizações de documentos e processos. O selo SIM certifica que o produto foi elaborado de acordo com as condições higiênico-sanitárias pré-estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e, portanto, está apto à comercialização. ”Uma garantia para produtores, consumidores e, claro, para os municípios”, reforça.
Marius se reuniu com as médicas veterinárias e com representantes da empresa Quality Assessoria Veterinária, empresa vencedora da licitação para apoiar o Consórcio na implantação do SIM, para uma avaliação dos processos.