Apoio efetivo da Granfpolis, agendas com os governos estadual e federal, com a bancada federal catarinense, órgãos de controle e repercussão na mídia foram alguns dos encaminhamentos dos prefeitos na manhã desta sexta-feira (13), em reunião extraordinária da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
Por determinação do presidente da Granfpolis e prefeito licenciado de São José, Orvino Coelho de Ávila, técnicos da entidade vão elaborar relatório com levantamento detalhado dos prejuízos nos municípios atingidos pelas chuvas. Na próxima semana os prefeitos querem entregar pessoalmente este material ao governador do Estado Jorginho Mello e apelar por apoio.
No encontro prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 22 municípios associados à entidade apresentaram relatos emocionantes e preocupantes da situação em que se encontram devido às chuvas.
Dos 22 municípios da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis de dezembro, até agora 20 decretaram Situação de Emergência para dar celeridade na obtenção de recursos dos governos. No entanto, segundo alguns depoimentos durante a reunião, até o momento nada foi feito pelos novos governos, sequer receberam uma visita de apoio aos municípios mais atingidos. Há também a preocupação quanto à prestação de contas de recursos aplicados em emergências e que ainda demandam ações urgentes.
O prefeito de Florianópolis Topázio Neto disse que a Capital teve prejuízos com as chuvas, mas soube que outros municípios tinham sido afetados mais fortemente. Porém, manifestou, ficou impressionado com as falas de seus colegas na reunião desta sexta-feira sobre a situação em que se encontram.
Confira as imagens clicando no link: https://drive.google.com/drive/folders/1jWTGX1lYVFUvtN_ZpWG1a3d_dKLVbvne?usp=share_link