Autoridades, prefeitos (as), vereadores (as), lideranças regionais e descendentes de imigrantes luxemburgueses da Grande Florianópolis prestigiaram a solenidade que marcou a visita do Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, na sexta-feira, dia 1º de abril.
Logo que foi comunicado que o embaixador estaria em Santa Catarina, o presidente da Granfpolis e prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, fez o convite para que a visita fosse feita também a entidade que representa os 22 municípios da região e onde vivem grande parte dos descendentes de luxemburgueses em Santa Catarina.
Na visita a Granfpolis o Embaixador esteve acompanhado pela Embaixatriz Nicole krieger Loo e pela Consul Honorária de Luxemburgo em Santa Catarina, Karen Schiwinden. Também prestigiaram a solenidade, a deputada Dirce Heiderscheidt, representando a Assembleia Legislativa do Estado; o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, o desembargador Cid Goulart Júnior, e a primeira-dama de São José e coordenadora do Núcleo de Primeiras- Damas da Granfpolis, Sandra Mikulski.
Após dar as boas-vindas ao Embaixador e comitiva e enaltecer a importância da visita a Granfpolis e aos municípios da região onde, destacou, vivem grande parte dos cerca de 3 mil descendentes em Santa Catarina, Orvino Coelho de Ávila passou a palavra ao diretor Executivo Ernei Stähelin, descendente de luxemburgueses e detentor da dupla cidadania brasileira e luxemburguesa, para um relato histórico.
Krieger lembrou que as primeiras famílias oriundas de Luxemburgo chegaram a Santa Catarina no século 19. Na região as cidades de Angelina, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Santo Amaro da Imperatriz, concentram grande número de famílias descendentes. O Embaixador também esteve com o governador Carlos Moisés da Silva e visitou municípios da região.