Por iniciativa da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores e técnicos da área de educação de todas a regiões do Estado, tiveram a oportunidade de esclarecer aspectos relativos ao PAR- Plano de Ações Articuladas.
O diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Gabriel Medeiros Vilar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), acompanhado por técnicos do órgão, realizaram atendimentos individuais aos representantes de cada município inscrito. A solicitação da Assessoria de Educação da GRANFPOLIS havia sido encaminhada ao FNDE, no ano passado, pela prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, então presidente da entidade, e que recebeu total apoio do deputado federal por Santa Catarina, Darci de Mattos (PSD).
Cleci Veronezi agradeceu o esforço e a disponibilidade dos representantes do FNDE em vir a Florianópolis para atender os municípios de várias regiões do estado e ao deputado pelo apoio que sempre presta aos prefeitos.
O deputado Darci de Mattos também enalteceu a importância do momento para dirimir as dúvidas dos gestores municipais e tratar da educação e aproveitou para destacar o futuro que a tecnologia vai nos apresentar e da necessidade de estarmos preparados para as mudanças que chegam.
O diretor do FNDE, Gabriel Vilar, colocou todo o corpo técnico presente à disposição neste que, segundo ele, é um importante contato que a GRANFPOLIS proporciona reunindo mais de 200 pessoas que não necessitam se deslocar à Brasília.
O PAR é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
A elaboração do plano é feita em três etapas: diagnóstico da situação educacional, elaboração do plano de trabalho e análise técnica. Concluída a etapa do diagnóstico da situação educacional, o ente, por meio do Simec, elabora o seu Plano de Ações Articuladas e o apresenta ao FNDE e ao MEC.
Participaram do atendimento aos municípios: Garigham Amarante Pinto, diretor de Ações Educacionais, e os assessores e técnicos Anderson Wilson Sampaio Santos, Darwin Einstein Arruda Nogueira Lima, Florentina Zazelis, Higor Meneses B. Bezerra e Maíra Carneiro.