You are currently viewing GRANFPOLIS recebe Certificação de Responsabilidade Social

GRANFPOLIS recebe Certificação de Responsabilidade Social

Pela quinta vez a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis recebe da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a Certificação de Responsabilidade Social. Na segunda-feira (06), em Sessão Especial da 11ª edição do Prêmio de Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC, na Alesc, a presidente da GRANFPOLIS e prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, recebeu a certificação.

Foram premiadas e certificadas pela Alesc organizações sem fins lucrativos, empresas privadas e públicas de todas as regiões catarinenses que se destacaram com ações nas áreas social e ambiental. . definição dos vencedores foi feita por uma comissão mista composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil.

A presidente Cleci, que fez parte da Mesa de Autoridades na solenidade, recebeu a Certificação da GRANFPOLIS das mãos do vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda, que presidiu a Sessão Especial, e dedicou a Certificação a todos os prefeitos e prefeitas dos 22 municípios associados e aos funcionários da Associação.

Responsabilidade Social da GRANFPOLIS

Em 2015 foram iniciadas as atividades na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis que vão ao encontro do compromisso da instituição. Já no ano seguinte a GRANFPOLIS recebeu a primeira certificação da Alesc.

Em 2019 houve a instituição oficial do Programa de Responsabilidade Social da GRANFPOLIS, por meio da Resolução nº 07/2019. Todas as ações desenvolvidas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e refletem o compromisso da entidade com uma sociedade melhor, mais igualitária e com melhor qualidade de vida para as pessoas.

Os projetos desenvolvidos

Anualmente a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis desenvolve os seguintes projetos:

– Adesão as Campanhas Outubro rosa (2015), Novembro azul (2015), Maio Amarelo(2021) e Setembro Amarelo (2021);
– Empodera Granfpolis – voltado ao empoderamento feminino;

– Integra Granfpolis – realiza atividades de integração e planejamento entre os funcionários (festa junina e encerramento de ano – são parte deste projeto);

– Campanha do Agasalho – arrecadamos e entregamos nas entidades que atendem pessoa em situação de rua ou outras da região;
– Natal Solidário;

– Meio Ambiente: implantação das lixeiras de coleta seletiva; canecas personalizadas; erradicamos o uso de copos descartáveis entre os funcionários e apoiamos a reciclagem;

– Comunicação e Informação – todas as ações são divulgadas, mas além da divulgação a comunicação faz um papel muito importante de disseminação da informação e prevenção, incentivo a participação dos municípios e da comunidade;

Ações durante a pandemia 2020 e 2021:

Foram anos diferentes nos quais as ações foram adaptadas, sem deixar de ser realizadas e, ainda, algumas foram ampliadas e que contribuíram significativamente para o enfrentamento da pandemia nos municípios:

Participação no Comitê SUAS COVID 19 – em defesa da Vida;

Elaboração de boletins diários que contribuíram para a visibilidade da urgência e gravidade da COVID para planejamento e respostas dos municípios e da região no combate a pandemia;

Elaboração dos documentos de apoio, especialmente no planejamento de ações emergenciais e na retomada das atividades, na essencialidade das políticas de assistência social e saúde; Entre outras.

Foram premiadas organizações sem fins lucrativos, empresas privadas e públicas de todas as regiões catarinenses que se destacaram com ações nas áreas social e ambiental.

A definição dos vencedores foi feita por uma comissão mista composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil, que analisou o balanço social de 2020 de cada um dos participantes. Segundo o deputado Nilso Berlanda (PL), vice-presidente da Alesc e que presidiu a sessão especial, o objetivo da certificação é reconhecer instituições com ações sociais e de preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão.

“É uma forma de valorizar a empresa catarinense que faz algo especial, que é a ação social. Temos empresas aqui que estão no primeiro ano de participação e temos outras que estão em todos os 11 anos do evento. Isso é uma forma de agradecer ao empresário pelas ações que fazem durante o ano”, afirmou.

Na opinião do parlamentar, os participantes contribuem por meio de suas ações para o bem da sociedade catarinense. “Toda empresa deve ter responsabilidade e fazer ações sociais e ambientais para a comunidade. As que fazem isso acabam dando exemplo às demais empresas. Nesse momento em especial essas ações têm relevância ainda maior, por estarmos em meio à uma pandemia”, comentou.

A presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Alesc, Gabriele Gil, lembrou que o Prêmio de Responsabilidade Social foi instituído em 2004 por meio da Lei 12.298 e, desde lá, já foram 1.070 empresas certificadas e mais de 50 troféus entregues. Sobre a edição atual, ela ressaltou as empresas mostraram resultados de um ano muito desafiador.

“As empresas estão divulgando dados de 2020, ano inicial da pandemia e de desafio para todas as empresas”, citou. Segundo ela, a comissão teve as expectativas superadas, pois o número de inscrições passou de 100 empresas.

Leandro Farina, gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani Papel e Embalagem, falou em nome das empresas e instituições premiadas. Ele classificou como sensacional o reconhecimento da Alesc para as entidades que utilizaram em sua cultura práticas, projetos e iniciativas relacionadas à responsabilidade social.

“É um prazer enorme para nós da Irani termos esse reconhecimento. Isso de uma forma muito consistente nos motiva ainda mais a permanecer nesse seleto grupo de empresas que privilegiam essas atitudes. Trabalhar com ética, transparência, sustentabilidade é o caminho. A gente procura fomentar isso dentro da nossa cadeia de valor para que mais empresas, organizações e entidades possam se inspirar em outras empresas, para fazer mais e para que possamos ter uma sociedade mais justa e participativa”, avaliou.

As organizações que obtiveram os melhores desempenhos na certificação foram premiadas com o Troféu Destaque, cuja meta é reconhecer as instituições que tenham ações sociais e iniciativas para a preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão. Os vencedores receberam uma escultura exclusiva produzida em ferro reaproveitado, com os símbolos do Programa de Certificação de Responsabilidade Social Alesc. A obra foi criada pelo artista plástico catarinense Sergio Canale.