Programação da campanha municipal também prevê rodas de conversa, palestra e reforço na realização de testes rápidos para ISTs
O mês de outubro é dedicado ao compartilhamento de informações e conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste ano, a campanha municipal do Outubro Rosa promovida pela Secretaria de Saúde deve reforçar a testagem para infecções sexualmente transmissíveis, além de estabelecer um dia D, para a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero, solicitação de mamografias e atividades de orientação sobre a saúde da mulher.
Durante todo o mês serão feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O endereço é na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, nº 114, bairro Praia João Rosa.
Já o dia 23, sábado, será reservado para o mutirão de preventivos para mulheres de 25 a 64 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto nos bairros Estiva, Sorocaba de Fora e Fazenda. As moradoras das localidades onde não haverá ação podem se deslocar até a UBS mais próxima. O horário será das 8h às 16h30.
Na mesma data, haverá nas UBS Centro e Saveiro uma palestra com o tema: “Alimentação Consciente, Mastigação e Deglutição”, ministrada pela nutricionista Larissa Scariot e fonoaudióloga Thais Kons. Para as unidades do Prado e de Cachoeiras está programada uma roda de conversa sobre saúde da mulher e aplicação de auriculoterapia, realizada pela fisioterapeuta Wanessa Zanotto.
Ainda durante o sábado, a equipedo CTAestará ofertando testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C pela manhã na UBS de Tijuquinhas e à tarde na de Cachoeiras.
No Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) I, também no dia 23, das 8h às 16h30, serão feitos exames preventivos em mulheres de 25 a 64 anos, que recebem atendimento regular no local. Além disso, será realizada roda de conversa sobre saúde da mulher, ministrada pelos psicólogos Rafael Ceravolo e Lucas Azambuja.
Orientações para o exame preventivo
Para garantir a eficácia da coleta alguns cuidados são necessários antes da realização do exame:
– Não manter relações sexuais dois dias antes do exame;
– Não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame;
– Não estar menstruada no dia da coleta.
Iluminação alusiva
A iluminação noturna da Prefeitura de Biguaçu mudou de cor. Em alusão e demonstração de apoio à campanha, a Prefeitura estará iluminada neste mês de outubro na cor rosa, assim como outros prédios e monumentos pelo mundo em apoio à causa.
—