A Associação de Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) reuniu, nesta quinta-feira (06), os secretários responsáveis pelas pastas de desenvolvimento econômico e representantes das prefeituras associadas. O Colegiado, que estava com atividades paralisadas desde antes do início da pandemia, foi reativado recentemente.
O mentor do Colegiado é Piter Santana, que foi proponente e 1° coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Econômico em 2019/2020. Por se tratar da primeira reunião de trabalho do Colegiado, foram eleitos coordenador e vice para o ano de 2021. A secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, assume a coordenação, enquanto a vice coordenação fica a cargo do secretário André Leal, de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu.
No encontro também foram levantadas as principais demandas de cada município. “A reativação do colegiado se torna importante para a troca de informações e suas experiências”, declarou a coordenadora. Anna Paula Heiderscheidt também falou sobre suas expectativas para este ano. “Através do Colegiado vamos apoiar a geração de emprego e renda principalmente na implementação de políticas públicas e no apoio aos municípios menores”, concluiu.
O fortalecimento do Desenvolvimento Econômico leva os municípios a receberem diversas oportunidades e a atraírem investimentos, acrescentando assim a arrecadação municipal e contribuindo para a ampliação de investimento em outras áreas, como saúde e educação, por exemplo.
A próxima reunião do Colegiado de Desenvolvimento Econômico acontecerá em 26 de maio, com a pauta políticas públicas de apoio ao pequenos negócios.