You are currently viewing Momento colaborativo –  Florianópolis realiza Congresso de Educação e abre espaço para outros municípios

Momento colaborativo – Florianópolis realiza Congresso de Educação e abre espaço para outros municípios

A 10ª edição do Congresso de Educação Básica (COEB) com o tema “Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: vozes, saberes e fazeres”, promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi totalmente on-line, via Portal Educacional. Seguindo a Política de Regime de Colaboração, a Secretaria abriu o congresso para educadores dos 21 municípios que fazem parte do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis.

O Congresso trouxe palestras, conferências, mesa-redonda e apresentação de relatos de experiências. O COEB 2021 teve mais de 6 mil inscritos, entre professores, diretores, pesquisadores e outros profissionais da Educação.

“Essa é a essência de um trabalho em regime de colaboração: os municípios trabalharem juntos para o bem maior, a Educação. Florianópolis está abrindo seus espaços, gerando oportunidades de interação e parceria. É o compartilhamento de informação que se transforma em resultado no ambiente escolar”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

Palestras com grandes nomes nacionais fizeram parte da programação, entre eles o professor doutor José Moran, que palestrou sobre a necessidade da criatividade dos profissionais de Educação para engajar os estudantes em situações complexas e desiguais, e também a forte e importante integração entre gestores, docentes, pais e alunos atualmente. O professor doutor Lourival José Martins Filho, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve presente no primeiro dia, falando sobre a verdadeira pedagogia que é a que incita curiosidade, que faz pensar e que promove o debate. Martins Filho falou diretamente com os profissionais das redes de ensino, relatando a notabilidade do trabalho que é ministrado por eles e os desafios de ser docente na contemporaneidade.

Outro debate importante foi provocado pelo professor Doutor Eduardo Deschamps, sobre “Educação não presencial em tempos de pandemia e seus aspectos legais”., A saúde emocional e protocolos de saúde também foram abordados no evento, com os  convidados  Marcelo Brandt Fialho e Priscilla Valler dos Santos.

Todo o conteúdo abordado no COEB pode ser acessado gratuitamente pelo Portal Educacional da Prefeitura de Florianópolis, via youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lBbJY7urlj0