Nestes últimos dias, as chuvas em Alfredo Wagner causaram um dos maiores estragos já registrados em nosso município, repercutindo inclusive no Jornal Nacional.
Os prejuízos ainda estão sendo calculados, porém os números iniciais chegam a assustar. Foram 14 pontes destruídas, 10 comunidades altamente afetadas, deixando aproximadamente 2.500 moradores em regiões isoladas ou de difícil acesso, precisando passar por longos trechos de até 50km em municípios vizinhos para ter acesso ao centro da cidade. São mais de 60 bueiros entupidos, deslizamentos em diversas comunidades e grandes problemas inclusive no centro. 5 Famílias precisaram ser levadas para alojamentos fornecidos pela prefeitura, pois estavam em área de grande risco.
Durante todo o final de semana, o trabalho da Prefeitura através da Secretaria de Obras foi muito intenso, na desobstrução de barreiras e acessos, e no início da construção de algumas pontes. Um outro grande problema foi a falta de água e luz em algumas comunidades. Um morador que estava isolado precisou com muita urgência de oxigênio, e essa situação foi resolvida imediatamente com o auxílio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros e Samu, que inclusive aproveitou a ocasião para fazer o reconhecimento das áreas atingidas.
Com todo este ocorrido o Prefeito decretou Situação de Emergência, acionando a Defesa Civil estadual, o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros, Celesc e a Casan para juntos, resolver todo este grande problema o mais rápido possível.
Os prejuízos calculados somente na Agricultura ultrapassam a lamentável marca de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
O Prefeito Gilmar Sani fez contato direto com o Governador do Estado Carlos Moisés, passando a realidade trágica do município e pedindo ajuda imediata.
“Nosso interior sempre sofre muito com o excesso de chuva e problemas nas estradas, mais dessa vez os estragos foram MUITO maiores do que costumavam acontecer. Os números afirmam que faziam muitos anos que Alfredo Wagner não passava por um momento tão grave e com tantos prejuízos como desta vez. Tivemos 100 milímetros de chuva em uma hora. E essa situação ainda nos preocupa, porque temos ainda previsão de mais chuva para os próximos dias. Com as famílias que estão isoladas, estamos em contato com eles. Está tudo tranquilo apesar de não ter acesso. A dificuldade no momento é grande, boa parte deles são agricultores e perderam sua plantação. Mais a gente não pode desanimar. Este é um momento de união e de muito trabalho. Com a ajuda de Deus em breve tudo voltará ao normal. Toda nossa equipe está trabalhando muito, é assim que faremos em todo nosso mandato. Quero agradecer a todas as pessoas do bem que estão nos ajudando com trabalho ou até mesmo com mensagens de apoio. “, disse Gilmar Sani.
—
Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner