A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, formada por 22 municípios associados, criou o GT POP RUA – Grupo de Trabalho com a participação de diversos atores dos municípios, da região e do Estado, com o papel de discutir as políticas públicas para população de rua.
A reunião desta terça-feira, dia 14, teve como objetivo debater as experiências, dificuldades e integrar as ações, principalmente das grandes cidades, com maior presença de pessoas em situação de rua.
Para a assistente social da GRANFPOLIS Vânia Guareski Souto, “este é o público mais vulnerável do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, da Saúde, da Habitação, e que merece toda a atenção do poder público”. A assessora também destaca que a pandemia vem exigindo ações ainda mais rápidas e emergenciais para resguardar o direito à vida e à sobrevivência.
O GT POP RUA além de discutir ações de curto, médio e longo prazos, vai focar no seu próprio fortalecimento, trazendo outros atores para além do SUAS, pois, segundo Vânia, esta demanda é intersetorial e deve envolver todas as áreas.