Medicamento será usado na fase inicial, quando o paciente apresenta sintomas do novo Coronavírus
A Prefeitura de Biguaçu, em reunião com parte do corpo médico que atua no município, discutiu na manhã e tarde desta segunda-feira (6) a implantação de tratamento precoce para pacientes sintomáticos de Covid-19 e profilaxia para seus contactantes.
Nos próximos dias será publicada uma Nota Técnica de Recomendação, elaborada pela equipe técnica do município, que vem realizado estudos nas últimas duas semanas. A recomendação vai versar sobre o uso desse remédio no início dos sintomas.
A prescrição do medicamento não ocorrerá de forma protocolar e o médico indicará apenas se avaliar que o paciente poderá se beneficiar com o uso. Paralelo a isso, os pacientes serão monitorados por equipes do Centro de Triagem, realizando exames como eletrocardiograma e, caso haja agravamento do quadro clínico, de tomografia computadorizada.
O tratamento estará condicionado ao aceite do paciente através da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Outro tratamento será ofertado de maneira profilática às pessoas que residem com o paciente, também mediante assinatura do consentimento.
Os profissionais de saúde passarão por uma capacitação sobre a Nota Técnica de Recomendação e os que aceitarem, também poderão fazer a profilaxia mediante assinatura do termo e acompanhamento periódico.
—
Prefeitura de Biguaçu
Diretoria de Comunicação (Dicom)
(48) 3094-4100/(48) 99184-9379
www.bigua.sc.gov.br