You are currently viewing Boletim Coronavírus – 25/06/2020

Boletim Coronavírus – 25/06/2020

Houve 1 novo caso registrado de Covid-19 no município, uma mulher de 43 anos, moradora do Bairro Rio Farias. No entanto, devido a demora da liberação do resultado pelo laboratório, a mesma encontra-se recuperada.

Foram notificados até o momento 128 casos suspeitos de COVID 19 no sistema do Ministério da Saúde, e-sus VE. Destes 128 casos suspeitos, foram descartados 66 casos e confirmados 30 casos, através de exames de laboratório. Com isto, foi possível confirmar também outros 9 casos, utilizando Critério Clínico Epidemiológico (Definições no final do documento). Houve um aumento geral de notificações no Estado de Santa Catarina, e com isso aumentou a demanda de exames encaminhados ao LACEN, que é o único laboratório público em Santa Catarina. Temos atualmente 23 pessoas aguardando o resultado, sendo importante informar que pacientes internados e profissionais de saúde tem seus exames processados com prioridade pelo laboratório. 

Resumo da Situação Atual no Município

No dia 22/06 confirmamos mais um caso com exame laboratorial. Mulher de 43 anos, moradora do Bairro Rio Farias. No entanto, devido a demora da liberação do resultado pelo laboratório, a mesma já encontra-se curada e liberada.

EVOLUÇÃO DOS CASOS (21/03 A 24/06)

Dos 39 casos confirmados, 4 evoluíram para óbito, 30 evoluíram para a cura, 2 ainda estão em investigação para confirmação de cura clínica e epidemiológica, 1 pessoa encontra-se hospitalizada e 2 pessoas seguem em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, com suporte da equipe médica do município.

CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 POR BAIRROS

Centro (13 Confirmados por Critério Laboratorial e 5 Confirmados por Critério Clínico Epidemiológico), Divisa (10 confirmados por Critério Laboratorial), Santa Maria (1 confirmado por Critério Laboratorial), Santa Bárbara (3 confirmados por Critério Laboratorial e 1 Confirmado por Critério Clínico Epidemiológico), Rio Farias (3 confirmado por Critério Laboratorial e 3 confirmados por Critério Clínico Epidemiológico).

CASOS CONFIRMADOS POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

Dos 39 casos confirmados, 15 são do sexo masculino e 24 do sexo feminino. A população idosa é a mais acometida no município (60 anos ou mais). Cabe ressaltar, que isto se deu, inicialmente, em função da situação ocorrida na casa de repouso, que acometeu 9 idosos no mesmo intervalo de tempo.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS RELACIONADOS A COVID-19

Desde o dia 21/03, passaram pela unidade de saúde 147 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal. Todos foram devidamente monitorados e instruídos quanto ao isolamento, por 14 dias. Atualmente possuímos 29 pacientes em isolamento domiciliar sendo monitorados. Todos apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Destes 29 pacientes, 2 são casos confirmados de COVID 19. Testes e exames são realizados à pedido médico quando, durante avaliação, se encaixam nos critérios de casos suspeitos estabelecidos pela Nota Técnica 002/2020.

APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PELO MUNICÍPIO

Recebemos até o momento 560 Kit’s de Testes Rápidos. Foram aplicados 75 testes, sendo que 49 foram aplicados na casa de repouso conforme pedido estadual e outros 26 testes foram aplicados na Unidade de Saúde seguindo critérios estabelecidos conforme Nota Informativa 003/2020 DIVE/LACEN/SUV/SES/SC.

DEFINIÇÃO DE CASOS CONFIRMADOS

Por Critério Laboratorial: exame de Biologia Molecular RT-PCR com resultado positivo ou teste de detecção de anticorpos com resultado positivo (IgM e/ou IgG).

Por Critério Clínico Epidemiológico: pessoa com sintoma de síndrome gripal, que tenha tido contato com caso confirmado laboratorialmente.

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC)

DEFINIÇÃO DE CASOS SUSPEITOS

SITUAÇÃO 1 – SÍNDROME GRIPAL COM QUADRO RESPIRATÓRIO AGUDO

Todo indivíduo que apresente SÍNDROME GRIPAL, caracterizada por sensação febril ou febre*, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória. Em crianças menores de 2 anos de idade considera-se, também, obstrução nasal. Em idosos a considera-se, também, além dos sintomas acima confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.

*Na suspeita de COVID-19, a febre pode não estar presente.

Diante do caso acima, é realizada coleta de material biológico para diagnóstico de doença aguda (biologia molecular/PCR) e os serviços de saúde devem notificar o caso como suspeito no sistema do Ministério da Saúde, e-SUS VE. Os resultados positivos, obtidos em testes rápidos, também devem ser notificados.

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC).

SITUAÇÃO 2 – SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)

SÍNDROME GRIPAL que apresente falta de ar/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio no organismo menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.

Estes casos são notificados nos Hospitais e UPAs, em um outro sistema do Ministério da Saúde, o SIVEP-GRIPE

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC).

CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS

O Governado do Estado de Santa Catarina vem divulgando números que por vezes divergem dos resultados de COVID 19 contabilizados pelo município de Antônio Carlos.

JUSTIFICATIVA: As Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município de Antônio Carlos constataram que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observou-se duplicidade nos registros de casos. Desta forma pedimos que se atenham ao Boletim Epidemiológico municipal.

Prefeitura Municípal de Antônio Carlos