You are currently viewing Em Assembleia, prefeitos da GRANFPOLIS aprovam edição de manifesto exigindo mais atenção do Governo do Estado

Em Assembleia, prefeitos da GRANFPOLIS aprovam edição de manifesto exigindo mais atenção do Governo do Estado

Prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras aprovaram em Assembleia da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, realizada nesta sexta-feira (06), em Palhoça, a edição de um manifesto sobre o que consideram um descaso do Governo do Estado para com os municípios, em especial da região.

Segundo as manifestações, é dever do Estado auxiliar mais os municípios e todos os prefeitos querem ser recebidos pelos secretários de maneira mais rápida, direta e com suas equipes, para discutir os assuntos da região. “Os prefeitos precisam manifestar os problemas das cidades, onde vivem as pessoas, e o governo tem a responsabilidade de auxiliar os municípios com recursos.

Outro manifesto será encaminhado ao Badesc quanto a burocracia e morosidade enfrentada pelos municípios para a liberação de recursos referentes a financiamentos contratados.

Os prefeitos presentes também aprovaram e assinaram protocolo de intenções para a criação, no próximo ano, de um consórcio intermunicipal, com o objetivo de auxiliar os municípios da região em várias áreas como meio ambiente, por exemplo.  

O presidente da GRANFPOLIS e prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, considerou a reunião bastante produtiva. “Além de aprovarmos estes encaminhamentos, tivemos a oportunidade de debater importantes questões que impactam os municípios e que estão na pauta a nível estadual e federal”, destaca.

O diretor Executivo da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Rui Braun, falou sobre as pautas municipalistas, como a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 188, que trata do Pacto Federativo e que prevê extinção de municípios com população abaixo de cinco mil habitantes. No âmbito do Estado, Rui Braun destacou a insistente tratativa do municipalismo para garantir a extensão e a flexibilidade de regras de assinatura de convênios das emendas impositivas. “Nesta semana, felizmente, conseguimos instituir critérios que dilatam prazos e nos permitem condições de fazer os empenhos e pagamentos, com cláusulas mais extensivas, garantindo executar com tranquilidade no próximo ano”, explica.

Outro tema exposto refere-se ao transporte escolar. Há uma nova legislação em discussão na Assembleia Legislativa e os prefeitos deverão manifestar seus interesses na próxima semana, principalmente para garantir mais recursos pelo transporte feito pelos municípios a custos maiores do que recebem em contrapartida do Estado.  

O deputado estadual Nazareno Martins conversou com os prefeitos sobre as ações da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, coordenada por ele na Alesc. Em recente reunião no Parlamento Estadual, Nazareno pautou a situação da BR-282 que, segundo o parlamentar, apresenta pontos críticos e que demandam melhorias para que se evite mais mortes. O deputado colocou a Frente`a serviço dos interesses dos municípios da região.    

A reunião contou, ainda, com a participação do ex-ministro da Previdência Social Waldeck Vieira Ornelas. O ex-senador e ex-deputado federal contextualizou o momento que vive o país e sugeriu aos gestores que projetem suas administrações para o desenvolvimento de cidades inteligentes que, segundo ele, já são desejadas e buscadas pelas pessoas.