No paralelo traçado pela Assessoria de Assistência Social da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis é possível verificar o crescimento do número de eleitores que participaram no último dia 6, da eleição dos conselheiros tutelares e que irão atuar de 2020 a 2024. Na tabela abaixo está o comparativo entre o número de eleitores de cada município e o comparecimento às urnas no domingo.
Segundo a Assistente Social Vânia Guareski Souto, que orientou os municípios da região em todo o processo, em alguns dos 22 associados a GRANFPOLIS o comparecimento às urnas chegou a 25 e 30% dos eleitores. “O resultado revela o esforço dos municípios que refletiu em maior conscientização da população sobre a importância dos conselhos tutelares na garantia os direitos das crianças e adolescentes”, afirma.
O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para zelar pelos direitos infanto-juvenis. Com atribuições previstas no artido 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.
A posse deve ser realizada no dia 10 de janeiro de 2020.