Prefeitos, gestores municipais e colaboradores da GRANFPOLIS participam.
Pelo menos 300 gestores públicos de municípios da Grande Florianópolis participaram nesta terça-feira (25/6) do 19º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Divididos em auditórios e salas de aula, eles receberam orientações técnicas de como contribuir para o aprimoramento da gestão de recursos públicos e para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
“O interesse do Tribunal de Contas não é apenas a punição. As ações preventivas, de caráter pedagógico como esta, ajudam muito a fomentar as boas práticas com os recursos públicos”, disse o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na abertura do Ciclo. Ele percorreu as três oficinas ofertadas no período da manhã. “Conseguimos nestes encontros aproximar o Tribunal dos municípios e assim obter uma ação mais efetiva e dinâmica baseada no diálogo com esses gestores”, completa.
Para o conselheiro José Nei Ascari, supervisor do Instituto de Contas (Icon), que é o organizador do encontro, “o Ciclo é o principal evento de capacitação do TCE. É um ambiente de estudos propício ao entendimento de boas práticas e de melhorias constantes a serem aplicadas no dia a dia da gestão pública”.
Esta primeira etapa em Florianópolis reúne representantes de prefeituras e câmaras de vereadores de 22 municípios: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos, servidores municipais de setores de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos, além de conselheiros municipais. Outras datas estão reservadas para mais oito cidades (confira programação e calendário) até o dia 23 de julho.
A diretora do Icon, Sabrina Pivatto, salientou que a edição deste ano conta com pelo menos duas novidades: uma oficina sobre o Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria, em teste no TCE/SC desde o ano passado, que é uma ferramenta de monitoramento e controle de gastos governamentais; e palestra sobre políticas públicas, com foco nos itens a serem observados na elaboração de projetos, no monitoramento de indicadores e na avaliação de metas.
A organização do evento tem a parceria das associações de municípios do Estado e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).
* Com informações do TCE/SC