You are currently viewing Ações para desburocratizar transferências de recursos federais para os municípios são aguardadas com grande expectativa

Ações para desburocratizar transferências de recursos federais para os municípios são aguardadas com grande expectativa

A Confederação Nacional de Municípios e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, apoiados pelos órgãos de controle, ministérios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federa e STN, trabalham para simplificar o processo de transferências dos recursos federais aos demais entes federados.

O objetivo é transformar o Sistema de Gestão de Convênios (SICONV) na Plataforma + Brasil – transferências simplificadas em plataforma única, que pretende unificar todas as transferências federais do país num único sistema. A ideia é simplificar as transferências dos recursos, eliminando o excesso de burocracia.

“Estamos diante de uma grande mudança de paradigma, em que a gestão pública está prestes a se tornar mais transparente, simples e eficiente. Por isso, solicitamos que todos os Gestores Municipais de Convênios e Contratos (GMCs) possam ser defensores da Plataforma + Brasil, divulgando-a aos prefeitos, parlamentares e demais agentes políticos”, defende a assessora de Projetos Especiais da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Adriana de Souza do Nascimento.

Segundo Adriana, atualmente perde-se muito tempo desde a celebração dos instrumentos até sua efetiva prestação de contas, gerando prejuízos aos tomadores e aos órgãos concedentes. “Nesse sentido, a Plataforma + Brasil propõe eliminar os três principais gargalos: oscilação das normas regentes das transferências, excesso de burocracia e a morosidade processual”, destaca.

O projeto, que vem sendo construído desde 2018 com contribuições dos municípios e demais entidades municipalistas, está em fase de ajustes finais para apreciação do Presidente e emissão da norma na XXII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios em abril deste ano.  Neste momento é importantíssimo que os municípios conheçam e defendam essa proposta.

* Mais informações sobre o assunto assista na Roda de Conversa da CNM no link: https://www.facebook.com/portalcnm/videos/2807664252584930/

 

* Com informações da Assessoria de Projetos especiais da GRANFPOLIS