You are currently viewing Começa coleta seletiva no município pela região sul

Começa coleta seletiva no município pela região sul

Prefeito Camilo Martins informa que esse trabalho vai ser, gradativamente, desenvolvido em todo o município.

Os trabalhos começaram, no segundo dia do ano, na Região Sul, palco das principais praias do município, onde a população mais que duplica na temporada de verão. É uma região extremamente sensível do ponto de vista ambiental, porque envolve áreas de preservação permanente, inclusive dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O prefeito Camilo Martins disse que a implantação da coleta seletiva de lixo em todo o município será um marco no calendário da preservação ambiental na região. “Começamos a coleta seletiva oficialmente na região sul, onde, na década de 1990, uma associação deu os primeiros passos para realizar esse importante trabalho. Depois, a coleta será gradativamente estendida para todo o município”, afirmou. Segundo o prefeito, “Palhoça está fazendo a sua parte, facilitando o recolhimento de materiais que podem ser reciclados e evitando que sejam levados para o aterro sanitário em Biguaçu. O mais significativo é que a coleta seletiva, em toda a cidade, vai contribuir com a renda de dezenas de famílias ligadas à atividade da reciclagem. Esse é o lado social desse trabalho”.

Denise Duarte Moro, engenheira sanitarista e ambiental da Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), informa que a coleta é realizada pela Proactiva, empresa contratada pela Prefeitura Municipal, responsável pelo recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos em Palhoça. Ela disse que todo o material coletado será destinado à ProCrep, uma associação com um histórico de 26 anos em reciclagem e que absorve o trabalho de 32 famílias, que vivem exclusivamente dessa atividade. Os munícipes também podem colaborar com o brechó da ProCrep, doando roupas, calçados e equipamentos em bom estado de conservação.

Coleta porta a porta

A coleta seletiva será realizada, durante o dia (8h às 15h20), porta a porta, como ocorre com o recolhimento convencional. O calendário prevê coleta seletiva, às segundas-feiras, na Praia da Pinheira. Nas terças-feiras, Praia do Sonho e Ponta do Papagaio. A Guarda do Embaú está no roteiro de quartas-feiras. Às sextas-feiras, Morretes, Enseada de Brito e Maciambú. E, aos sábados, serão realizadas coletas seletivas na região da Passagem do Maciambu. 

É importante frisar que os contentores deverão ser somente para uso de rejeito. A Samae recomenda que a população separe o material reciclável e o disponibilize para a coleta, nas datas previstas no roteiro. 

Segundo a Samae, podem ser disponibilizados para coleta os seguintes materiais: papéis, plásticos, metais e vidros. Sempre lembrando que materiais como vidros devem ser acondicionados de forma segura, sempre bem embalados e sinalizados, para evitar acidentes durante o recolhimento.

Baby Espíndola

Comunicação / Prefeitura de Palhoça