O Conselho Municipal do Idoso de Garopaba, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou, no Salão da Igreja Matriz São Joaquim, nesta quinta-feira, 22 de novembro, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas publicas”.
O evento contou com a presença de autoridades e efetiva participação da população, que participou até o final dos debates propostos pelos organizadores, a conferência ofereceu a oportunidade dos garopabenses abordarem diversos assuntos de interesse da terceira idade.
Ausente por compromisso com o Dreinfra, o prefeito Sergio Cunha foi representado pelo vice-prefeito Nilton Raupp. Também participaram a secretária de Educação e Cultura, Maria Nadir Araújo, a Secretária de Assistência Social, Ruth Miqueleto, a Presidente do Conselho do idosos, Tatiana Roya; a responsável pelo controle interno da prefeitura, Léia Vieira, e o vereador, Targino Henrique.
As autoridades que compunham a mesa deixaram suas mensagens, com destaque para as palavras do vice-prefeito, Nilton Raupp, que enalteceu o trabalho da melhor idade em Garopaba e disse que a administração local estará sempre de mãos dadas para viabilizar melhores condições de vida para este segmento.
Na sequência, o Grupo de Idosos “Abraço Fraterno”, convidado pelo Conselho da Pessoa Idosa, Fez uma belíssima apresentação Cultural. Logo depois, Vânia Guareski, ministrou palestra sobre o tema central da conferência. Interagindo com a comunidade local, ela falou sobre “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas publicas”.
Depois da palestra, foram debatidos os eixos da conferência, com os participantes se subdividindo em cinco grupos. Diretos Fundamentais, na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Grupo 01: Saúde, Assistência Social, Previdência e Moradia. Grupo 02: Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. Grupo 03: Educação Assegurando Diretos, Emancipação Humana. Grupo 04: Enfrentamento da Violação dos Diretos Humanos da Pessoa Idosa. Grupo 05: Os Conselhos de Direitos, seu papel: na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas. Os resultados serão levados às autoridades durante a V Conferência Estadual dos Diretos da Pessoa Idosa.
Por meio de votação, também foram escolhidos os delegados, o vereador, Targino Henrique de Souza, Antônio Julio Sausem, que irão representar Garopaba nessa conferência.
Após a escolha dos delegados, os participantes da conferência participaram de uma recreação com a equipe do NASF.
—
Prefeitura Municipal de Garopaba