A capital catarinense passa a integrar a lista das cidades brasileiras que conta com WiFi gratuito. Florianópolis está em quinto lugar como cidade mais inteligente do Brasil, segundo Ranking Connected Smart Cities 2018. A Prefeitura de Florianópolis inicia os primeiros passos do programa Floripa Wi-Fi Livre, que vai oferecer serviço de acesso gratuito à internet por meio de tecnologia WiFi em 178 áreas públicas da cidade, incluindo as unidades de saúde. A empresa vencedora do edital Wifi.fi, de João Pessoa (PA), terá prazo máximo de 12 meses para implantação do serviço a partir de outubro, quando assinará o contrato. Em contrapartida, poderá explorar serviços de comunicação digital na tela de login, exibindo peças publicitárias com duração máxima de 7 segundos. A expectativa é que em cinco meses os pontos de alto tráfego já estejam com a conexão ativa.
“Vamos cumprir mais uma promessa de campanha. Nosso objetivo é promover a inclusão digital em Florianópolis, já que somos um dos principais polos de tecnologia e inovação do país. Tudo isso sem onerar os cofres públicos, buscando a colaboração da iniciativa privada. Outra preocupação foi garantir uma cobertura uniforme em toda a cidade, tanto que uma das exigências é disponibilizar o serviço nas unidades de saúde do município”, afirma o prefeito Gean Loureiro.
“Buscamos garantir um serviço que estivesse distribuído em toda a cidade, priorizando áreas que tenham permanência significativa de pessoas, e que seja acima de tudo confiável e seguro. O Floripa Wi-Fi livre é fundamental para tornar a cidade mais inteligente, com cidadãos incluídos digitalmente”, destaca Marcus Rocha, Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Wifi-fí é uma startup de mobiliários urbanos inteligentes que fornecem Wi-Fi Grátis ao seu entorno em locais de grande circulação de pessoas nas cidades. A empresa já cadastrou mais de 55.000 usuários em João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB). “Nossa multiplataforma realiza plano de Inclusão Digital através de Wi-Fi Público aos municípios parceiros com custo zero aos cofres públicos e aos cidadãos. Vamos conectar milhares de pessoas todos os dias em Florianópolis. Como a cidade é referência nacional em tecnologia, o Floripa Wi-Fi Livre será espelho para as demais capitais, tornando, assim, um case de sucesso na nossa expansão nacional. Será um prazer enorme realizar este projeto. Queremos levar a capital catarinense ao TOP 3 no ranking das SmartCities do país”, explica o CEO da Wifi-fí, Thiago Carvalho.
—
Prefeitura Municipal de Florianópolis