Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. No Brasil a campanha foi iniciada em 2015, numa iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Em Santa Catarina, a Lei 17.558 determina que em todas as regiões devem ser realizadas palestras e ações educativas para a prevenção ao suicídio.
Segundo o Ministério da Saúde (MD), entre 2010 e 2016 foram registrados 3.867 óbitos apenas em Santa Catarina. Com o alto índice de suicídio, o estado foi um dos beneficiários com recursos do Governo Federal, para a prevenção ao suicídio, que deve ser aplicado em seis capitais, entre elas está Florianópolis.
Para ajudar na prevenção do suicídio os familiares e amigos também devem ficar atentos com comportamentos inexplicáveis, isolamentos, tristeza contínua, queda no rendimento escolar, alterações no apetite e no sono, mensagens em redes sociais com conteúdo suicida, entre outros.
Atualmente, todo o território nacional conta com o atendimento gratuito do Centro de Valorização à Vida (CVV), pelo número 188. O centro também conta com endereço fixo, chat e e-mail.
A CVV recebe ligações da população que precisa de apoio emocional. O atendimento é feito por voluntários que dedicam seu tempo para escutar e aconselhar as pessoas para que elas escolham sempre a vida.