O prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stähelin, o vice-prefeito de Garopaba, Nilton Raupp, além de secretários municipais de Educação, coordenadores e diretores de escolas se reuniram na manhã desta quinta-feira (02), para tratar sobre a Meta 4 do Programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação, desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
A Meta 4 refere-se ao diagnóstico dos sistemas municipais de ensino e tem por objetivo auxiliar os municípios em decisões referentes à organização orçamentária dos próximos anos. Além disso, fazer com que os municípios se aproximem do modelo de análise de eficiência e eficácia de investimentos, realizados pelos Tribunais de Contas, no campo da educação.
O conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Carlos Eduardo Sanches, falou em sua palestra sobre os novos investimentos da educação, os resultados que eles geram tanto no financeiro, quanto na vida do aluno, e aborda os novos procedimentos realizados pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público para analisar a gestão da Educação no país.
Para iniciar a análise os municípios poderão escolher entre dois modelos. O primeiro será feito a partir de dados públicos e, o segundo, com dados recolhidos diretamente da região.
Todos os Municípios da região da Grande Florianópolis que participam do Programa ADE poderão aderir a Meta 4.
*Com informações do ADE