You are currently viewing Saúde realiza testes rápidos em luta contra hepatites virais

Saúde realiza testes rápidos em luta contra hepatites virais

Em alusão ao Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário por meio do setor Vigilância Epidemiológica reforça a importância dos munícipes realizarem o teste rápido que diagnostica as doenças, que é ofertado gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

O teste está disponível em todas as unidades básicas de saúde, é realizado em questão poucos de minutos, e além das hepatites é capaz identifica também HIV e Sífilis. Sobre a data O Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais foi criado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – com intuito de chamar a atenção para a doença e ser um dia voltado a conscientização e a importância de prevenir as doenças.

Sobre as Hepatites Virais

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.A hepatite C também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.

Prefeitura Municipal de Nova Trento