“A Assembleia da GRANFPOLIS foi muito positiva, com uma pauta definida em assuntos de interesse de todos os Municípios da Grande Florianópolis”. Esta foi a avaliação do presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis. A reunião dos prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região, foi realizada nesta sexta-feira (29) em São José, e contou com a participação também de secretários municipais de saúde.
A prefeita anfitriã Adeliana Dal Pont, também elogiou o encontro que seu Município teve a satisfação de organizar para receber os gestores municipais da região.
Gean Loureiro registrou que “cada vez nossas Assembleias começam a ter mais produtividade, com quase totalidade dos prefeitos e prefeituras presentes, demonstrando de maneira muito clara que a integração e a representatividade da Associação traz benefícios para todos os Municípios e para a nossa região”.
Da pauta da reunião o presidente da GRANFPOLIS destacou a possibilidade de conhecer mais o Serviço de Inspeção Municipal e de estimular mais Municípios da nossa região a aderir e, desta forma, ter um aplicativo compatível para mais agilidade para esta atividade.
Outro tema discutido e considerado importante por Gean Loureiro foi o que tratou de compras compartilhadas. “É importante termos uma opção por meio do CIM Catarina que vem sendo utilizado por mais de 50 municípios catarinenses”.
O prefeito de Florianópolis também aproveitou a reunião para um alerta regional sobre as ocupações irregulares que, segundo ele, vem acontecendo nos nossos municípios e para a necessidade de se preservar a lei com medidas firmes para respeito à política habitacional na região.
Por fim, registrou a oportunidade de uma apresentação de praticamente toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, além do secretario e de seu adjunto, que trouxeram notícias positivas para a nossa região com a possibilidade de integrar ainda mais e a conquista da manutenção dos recursos destinados ao Hospital de Biguaçu.
Recursos mantidos para Hospital de Biguaçu
Após as argumentações do prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger, do secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, do coordenador da Comissão Intergestora – CIR da Grande Florianópolis, Marcos Marcelino, e pela assessora em Saúde Pública da GRANFPOLIS, Terezinha Niehues, veio à confirmação da manutenção dos recursos para o Hospital de Biguaçu.
O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, afirmou que vai manter os R$ 1.200 mil/mês ao Hospital, desconsiderando recente decisão da CIB para que metade destes recursos fosse realocada, e anunciou para o próximo dia 4 de julho a inauguração da maternidade do Hospital de Biguaçu.
“Vamos avançar. Queremos também que a UTI Neonatal seja instalada, por se tratar de outra carência da região, transformando Biguaçu num grande hospital para a Grande Florianópolis”, disse Acélio.
O secretário de Estado da Saúde também informou que nos próximos dias será apresentada uma ferramenta para o sistema de controle absoluto de produção e procedimentos que será modelo nacional.
Acélio Casagrande considerou positiva a aproximação com os prefeitos e com os secretários municipais de saúde que, disse, “nos dá a garantia e a segurança de que estamos no caminho certo na regionalização da saúde, com 94% dos pacientes ficando em cada região, o que não é diferente na Grande Florianópolis”.
Cim Catarina
Elói Rönnau, diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Catarinense, falou sobre as vantagens deste consórcio multifinalitário que dispões de diversos programas que, segundo ele beneficiar tanto na redução de custos em compras coletivas, como em outras atividades de compras em conjunto.
O CIM Catarina já integra 53 Municípios. No caso de compras coletivas, explicou, “é possível ampliar o poder de barganha com vantagem econômica na redução de preço como na área de saúde, em compras de medicamentos, material ambulatorial e odontológico, e equipamentos de informática, móveis e para expediente”.
O CIM Catarina é uma empresa pública do terceiro setor que existe há quase oito anos.
SIM
O Sistema de Inspeção Municipal – SIM foi apresentado por técnicos responsáveis pelo gerenciamento do software e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Waldemar Bornhausen Neto.
Trata-se de um serviço que o município oferece para inspeção de produtos de origem animal (embutidos, mel, entre outros), e que necessitam de inspeção para comercialização.
Está em análise a possibilidade para que ao invés de cada município da Grande Florianópolis tenha que adquirir a plataforma, a Associação dos Municípios adquiri-la e disponibilizá-la aos municípios da região. A AMFRI já possui esta plataforma para uso dos municípios associados.