Evento vai acontecer na sexta-feira (29), com objetivo de desenvolver consciência ambiental entre estudantes.
A Prefeitura de Palhoça vai realizar um mutirão de limpeza na Praia de Fora, bairro do sul do município, contando com a mobilização de estudantes da Rede Municipal e apoio da comunidade. O evento, “Praias limpas, saúde e diversão garantida”, promovido pela Secretaria de Educação, está agendado para acontecer na sexta-feira (29), a partir das 14h.
Além dos estudantes do nono ano (matutino e vespertino) das escolas Professora Francisca Raimunda Farias da Costa e Professor Neri Brasiliano Martins, ambas do bairro Praia de Fora, o mutirão também vai contar com a participação de professores e outros membros da Secretaria de Educação e da Polícia Militar Ambiental.
O objetivo do mutirão é “desenvolver uma consciência ambiental”, com a prática de “atitudes que levam à preservação do ambiente”, com o combate efetivo do desperdício, da poluição e o acúmulo de lixo nas praias, o que traz significativos prejuízos à natureza, inclusive com a morte de animais marinhos.
Ainda segundo os organizadores, “a vida no planeta esta intimamente ligada à água e aos recursos naturais”, um indicativo para a escola incentivar práticas de preservação, aos estudantes, ensinamentos que as crianças repassam automaticamente aos pais e outros familiares e, consequentemente, a toda comunidade.
“A escola desempenha um papel fundamental na disseminação do conhecimento aos alunos e a toda a comunidade escolar sobre a necessidade de poupar os recursos naturais, através de pequenas ações que devem ser praticadas por cada um e que fazem a diferença na economia desses recursos”, ressalta a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf.
A bióloga e professora de Ciências, Anabelle B. de Paiva, uma das organizadoras do mutirão de limpeza da Praia de Fora, também reconhece a escola como “um local onde a reflexão e a prática de ações efetivas refletem diretamente na comunidade alvo da ação”. Também fazem parte do projeto, outros professores de Ciências, Ewerton Pazini Sebem (Escola Professora Francisca Raimunda Farias da Costa) e Suelen Bianchi Donadel, da Escola Neri Brasiliano Martins.
PROPOSTAS E METAS
A proposta central é trabalhar o tema de forma interdisciplinar com a comunidade escolar envolvendo os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II; Conhecer o ambiente em que a escola está inserida e mapear os pontos principais da escola até a praia; Identificar e registrar as atitudes incorretas do ser humano com o meio ambiente, relatando suas possíveis consequências; Envolver a comunidade sobre a importância de manter os recursos naturais limpos destinando corretamente os resíduos sólidos para reciclagem; Expor à comunidade, de forma simples, os benefícios da coleta seletiva e reaproveitamento de materiais para a sustentabilidade do planeta; Realizar mutirões de limpeza nas praias: do Pontal e de Fora; Produzir objetos artísticos e utilitários com os materiais recicláveis coletados durante o mutirão de limpeza.
Baby Espíndola
Comunicação / Prefeitura de Palhoça