Mais de 650 trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS estão reunidos, em Chapecó, no 9º Seminário Estadual de Assistência Social, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC e pelas Associações de Municípios. O evento começou nesta segunda-feira, 25, e segue até quarta-feira, 27.
Na abertura nesta segunda-feira, uma análise da conjuntura do Sistema Único de Assistência Social feita pela assessora técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, Jucimeri Isolda Silveira, e a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Piauí, Solange Maria Teixeira.
A vigilância socioassistencial na Política de Assistência Social foi o tema da segunda mesa-redonda da tarde, que contou com a apresentação das experiências dos municípios de Lages, Jaraguá do Sul e Joinville.
Hoje a assistente social da GRANFPOLIS, Vânia Guareski Souto, falou sobre Competência dos entes federados e a regionalização dos serviços de média e alta complexidade, em mesa que contou com a participação da vice-presidente da FECAM, PREFEITA DE São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.
Vânia expôs sobre o papel dos municípios, estado e união. Segundo ela, há
ausência do Estado no confinamento e na oferta de serviços regional de média e alta complexidade, concentração de recursos na União e descumprimento do repasse regular e automático do cofinanciamento.
* Com informações da Fecam