Defesa Civil já alertou sobre frio intenso que chega a região
Os municípios da Região da Grande Florianópolis já iniciaram diferentes ações para amenizar o frio intenso previsto para os próximos dias. Alojamentos, pontos de coleta de cobertores e roupas estão sendo montados para ajudar as pessoas em situação de rua e também aquelas famílias com baixa renda.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quarta-feira (06), sobre a queda de temperatura nas madrugadas dos próximos dias 08 e 09 de junho na região da Grande Florianópolis. O sistema meteorológico indica a chegada de uma massa de ar polar em todo o Estado de Santa Catarina e com isso a previsão é que a temperatura mínima fique próxima a 10ºC.
A GRANFPOLIS, por meio da assessoria de Assistência Social, está orientando todos os municípios da região sobre as ações que podem ser tomadas de acordo com cada realidade.
A assessora Vânia Guareski Souo ressalta a importância desses atos. “As pessoas que vivem em situação de rua são as mais prejudicadas nesta época do ano, por isso estamos conversando com todos os municípios para criar ações que ajudem a preservar a vida delas”, enfatiza.
Os cuidados também servem para enfermos, idosos e crianças, além deles os animais de estimação também devem receber um cuidado especial de seus donos, disponibilizando abrigo nas noites mais frias.
Para que sejam amenizados os riscos de doenças e mortes, a Defesa Civil também está mobilizando coordenadores regionais catarinenses que atuam com as coordenadorias municipais e de assistência social.
Já no que se refere as doenças causadas pelo frio como gripe, pneumonia, resfriado, entre outras, é preciso tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechado com aglomeração de pessoas e lavar frequentemente as mãos.