You are currently viewing Após compromisso na Marcha, deputados aprovam requerimento de urgência do ISS

Após compromisso na Marcha, deputados aprovam requerimento de urgência do ISS

Depois do anúncio de decreto que flexibiliza o uso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), movimento obtém segunda conquista da vigésima primeira edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O requerimento de urgência para o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 461/2017, referente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), acaba de ser aprovado pelos deputados em Plenário com unanimidade. O recém-empossado presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, acompanhou a votação no Plenário da Câmara.

Ao atenderem a demanda do movimento para a matéria tramitar com prioridade na Casa, os parlamentares cumpriram acordo feito durante o painel Pauta Prioritária no Congresso, promovido na manhã desta quarta-feira, 23 de maio, na XXI Marcha. Além da defesa do relator da proposta, deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu pautar o requerimento. Elaborado pela Confederação e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o substitutivo prevê a redistribuição do tributo de forma mais justa entre os Entes municipais.

O texto define quem são os tomadores dos serviços, atendendo a questionamentos dos contribuintes junto ao Supremo Tribunal Federal (STF); possibilita o recolhimento do ISS de maneira simples para os contribuintes e escalizável para os Municípios; promove facilidades aos Entes municipais que, de forma eletrônica, terão acesso às informações cadastrais dos contribuintes, de obrigações acessórias, e de pagamento; e, por fim, promove facilidades ao contribuinte como: obrigações acessórias padronizadas e data única de pagamento.

*Com informações da CNM