A Grande Florianópolis vai receber nesta sexta-feira (18), às 14 horas o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), que faz parte do novo sistema de proteção implantado pela Defesa Civil de Santa Catarina. Com a instalação deste Centro, os municípios estarão mais preparados para enfrentar situações adversas em qualquer área.
Na tarde desta quinta-feira (17), o diretor Executivo da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Miguel Augusto Faraco, participou da primeira reunião dos integrantes do Grupo Regional de Ações Coordenadas que é composto por responsáveis de cada órgão do Estado que cuida dos desastres ocorridos nas regiões e na oportunidade conheceu os Centros.
O CIGERD foi criado com a intenção de manter a comunicação com as 20 unidades regionais da Defesa Civil, independente da situação de emergência. Além disso, a estrutura vai contar com todos os setores do Estado responsáveis por prevenir ou auxiliar em caso de ocorrências, por exemplo, marinha, aeronáutica, exército e outros órgãos, para que o impacto na sociedade seja menor.
Os Centros estão localizados em pontos estratégicos, com base na repetição de fenômenos naturais e possuem ferramentas eficientes para garantir agilidade e qualidade em uma ação no município.
A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.
A Defesa Civil também conta com um Centro de Logística que será acoplado ao Centro de Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis. O CELOG serve para armazenar itens de assistência humanitária utilizados em atendimento aos municípios em caso de emergência.
*Com informações da Defesa Civil de Santa Catarina