You are currently viewing GRANFPOLIS realiza Assembleia em São João Batista com palestra do governador Eduardo Pinho Moreira

GRANFPOLIS realiza Assembleia em São João Batista com palestra do governador Eduardo Pinho Moreira

Reunião teve presença expressiva de prefeitos da região

São João Batista foi sede na manhã desta sexta (27) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS. O principal destaque do encontro, que foi realizado no Centro Cultural e teve a presença de prefeitos de 18 municípios, foi a participação do governador Eduardo Pinho Moreira. Ele encerrou a reunião com uma palestra sobre os programas e projetos relacionados à região.

Com uma análise detalhada da situação de SC, foco no planejamento e execução e com a tônica de “fazer mais com menos”, o governador Eduardo Pinho Moreira apresentou aos prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis os programas e ações do Governo do Estado. “Este encontro com os prefeitos é de fundamental importância. Desta forma, Santa Catarina ganha com a integração e parcerias entre Estado e municípios. Apresentei a situação do Estado, os avanços e desafios desta gestão”, disse o governador.

Pinho Moreira afirmou que foram estabelecidas três prioridades para o mandato: a Saúde, a Segurança Pública e a recuperação das rodovias estaduais. Ele ainda comentou detalhes sobre o quadro financeiro do Estado e o potencial de Santa Catarina para atrair investimentos. “Um conselho para os prefeitos: apostem na tecnologia. Este é o futuro”, frisou.

O governador participou da Assembleia atendendo convite do presidente da GRANFPOLIS, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, que comandou os trabalhos.

Índices da Cultura

A cultura foi o primeiro assunto abordado. Jerry Laurindo, coordenador da Funjuve e presidente do Colegiado de Políticas Culturais da GRANFPOLIS, e Nívea Maria da Silva Bücker, presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), apresentaram os índices da cultura nos municípios da região e explanaram sobre a necessidade de investir mais no setor.

“Atualmente os índices da cultura na região da Grande Florianópolis são muito baixos, um dos menores de Santa Catarina e isso não condiz à realidade cultural da região, com diversidade muito grande. Esses índices mostram a falta de gestão no setor”, destacou Nívea.

Para mudar esta realidade foi criado o Colegiado de Políticas Culturais da GRANFPOLIS. Segundo o presidente Jerry Laurindo o Colegiado está trabalhando para desenvolver e implantar as políticas culturais.

O presidente da GRANFPOLIS, prefeito Gean Loureiro, considera o Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios importante para que sejam repassadas informações para que as equipes que atuam na área da cultura possam avançar e ajudar aos prefeitos com ideias prontas para serem implementadas.  

Contorno da Grande Florianópolis

Por sugestão do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, as obras do contorno de Florianópolis estiveram na pauta, com a participação do  diretor da Arteris – Auto Pista Litoral Sul, André Bianchi, e o coordenador de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Gilmar Cardoso. A obra, aguardada há anos pela região para desafogar o tráfego no atual trajeto da BR-101, ainda não tem data para ser entregue.

“O problema nosso não é o que está em execução. Claro que temos problemas pontuais. Os 34 quilômetros já em obras estão dentro do cronograma, apenas com algumas questões pontuais. O nosso problema são os outros 16 quilômetros, que ainda não estão em obras. Principalmente a parte em que houve a necessidade de fazer um desvio, em que saímos de um terreno favorável para uma condição totalmente desfavorável”, justificou Gilmar.

Cidade que acolhe

O anfitrião do evento, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido,  destacou a cidade como polo calçadista e salientou a dedicação de toda equipe para organizar o evento da melhor forma possível. “Como 2ª cidade que mais cresce em população no estado nos últimos anos, aprendemos a acolher bem”, afirmou Daniel.

O acolhimento na abertura dos trabalhos da Assembleia ficou a cargo do Coral da Escola Municipal de Dança, Teatro e Música, formado por crianças, que recepcionou os participantes com apresentações.  

Dona Dinha em evidência

Um dos pontos altos ficou para o final do evento. Representante viva da história de SJB como berço da colonização italiana no Brasil, a filha do imigrante italiano Agostinho Angeli, dona Bernardina Angeli Fagundes, a dona Dinha, de 105 anos, foi convidada para entregar uma lembrança ao governador. A história dela, contada pelo prefeito Daniel Netto Candido, emocionou a todos. “Ela é o nosso exemplo, nossa marca, nosso grande orgulho”, afirmou.

 

* Com informações da Prefeitura de SJB e Governo do estado de SC