O Colegiado de Defesa Civil da Grande Florianópolis reuniu-se na manhã desta quarta-feira (10), na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, para tratar do Plano de Contingência dentro do novo sistema da Defesa Civil. Este Plano é previamente elaborado para orientar as ações que cada setor deve cumprir caso algum desastre venha acontecer na região.
O SisDC vai ajudar os Municípios a gerar uma ocorrência e até mesmo solicitar recursos para alguma emergência com mais rapidez. Além disso, o sistema também terá o Plano Simplificado para que na hora do incidente todos já saibam suas funções.
Segundo o coordenador Regional da Defesa Civil, Ricardo Ângelo Volpato, o Plano só é obrigatório aos Municípios que estão em áreas vulneráveis, como é o caso da região da Grande Florianópolis. “A obrigatoriedade é só para as áreas de maiores riscos. No entanto, a Defesa Civil recomenda que todos os outros Municípios tenham esse Plano em mãos”, comenta.
Ângelo também reforça a importância desse novo sistema para os Municípios. “Com esse sistema fica mais rápido e prático resolver as ações necessárias para uma emergência, porque antigamente era preciso olhar 120 páginas de Plano para direcionar os responsáveis ao local. Além disso, estamos dando a chance aos Municípios que ainda não possuem o Plano de já criarem dentro da ferramenta”, finaliza.